A santa que conquistou o Brasil

21 de Outubro de 2015
João de Carvalho

João de Carvalho

APARECIDA é a santinha mais querida do Brasil e da sua gente. Como ex-aluno salesiano do Colégio Dom Bosco, de São João del Rei, e professor em seus colégios de Ponte Nova e Araxá, aprendi, desde a minha mais remota e tenra idade a admirar a devoção à Virgem Maria, sob o título de “Nossa Senhora Auxiliadora”, a gloriosa Virgem da vitória dos Cristãos em Lepanto, na época das Cruzadas.

Dom Bosco, santo, famoso educador, através de oratórios festivos e colégios, via a aplicação de seu vitorioso método disciplinar sob o título de educação preventiva. Com sua habilidade conseguiu criar um modelo jovem excepcional, com a canonização de seu mais expressivo e dedicado adolescente Santo: “Domingos Sávio”, que servia de modelo para nós jovens iniciantes no Seminário Dom Bosco de São João del Rei, nos idos anos das décadas de quarenta e cincoenta. Os colégios e as escolas agrícolas de Dom Bosco estão espalhados por todo o Brasil, desde a chegada em 1888.

LI, RECENTEMENTE, o livro intitulado “Aparecida”, escrito por Rodrigo Alvarez, com extraordinária recepção no meio religioso do Brasil. Livro de leitura fácil, agradável, rica em detalhes sobre a padroeira do Brasil, preciosa pela riquíssima ilustração. Três séculos de história contados com linguagem muito acessível. Personagens de grande expressão política, da religião católica, aparecem nas análises francas, com belíssimas informações sobre o desdobramento de três séculos de luta para a construção da antiga basílica e da nova basílica, sempre com a participação dos romeiros. As dificuldades iniciais vividas pelos Jesuítas e depois pelos padres alemães, e respectiva vitória para a construção do maior templo Cristão do mundo, somente superado pelo conjunto do Vaticano.

Impressionou-me a destruição da imagem originária retirada das águas pela rede de três pescadores, em 1717, no rio Paraíba do Sul. É a biografia clara e delicada da Santa “que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada pelos políticos e também por padres religiosos”, mas que conquistou o Brasil e sua população; hoje, comemorada aos 12 de Outubro de cada ano. “Aparecida” é um livro de cabeceira, que merece figurar em todos os lares brasileiros pela admirável e gostosa descrição de todos os fatos que embasam a notável figura da Virgem Maria, nossa mãe na ordem da salvação, como a grande corredentora, através de Jesus Cristo, seu divino filho.

EM SUMA, notáveis os capítulos dedicados por Rodrigo Alvarez, sobre a princesa Isabel, sua devoção à Santa, assim, como os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, em visita à Catedral de Aparecida. Fica bem, nas páginas da bela obra a participação dos Generais e de Dom Pedro II. Termino com as palavras do Papa Francisco (Jorge Mário Bergóglio) que deixou esta mensagem para o Brasil e brasileiros: “Que Nossa Senhora Aparecida os proteja. Adeus. Até quando eu voltar, em 2017”. (Acesse: www.leiturahobbyperfeito.blogspot.com.br).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook