Até onde vale a pena...

09 de Junho de 2017
Valdete Braga

Valdete Braga

Acreditar? Confiar? Se entregar?

Até onde vale a pena...

Ser honesto? Ser correto? Seguir preceitos e valores ensinados por nossos pais e avós, onde o certo era certo e o errado era errado? Onde o bem era recompensado e o mal castigado? Onde a vida tinha valor?

Até onde vale a pena...

Se vivemos em um mundo onde uma garota assassina os pais com requintes de crueldade para herdar a herança e, após condenada com todas as provas, recebe indulto do dia das mães?

Um jovem seqüestra, tortura e mata a mãe de seu filho, cumpre poucos anos de prisão, e quando sai tira “selfs” com “fãs”?

Um programa de “entretenimento” permite agressões verbais e físicas, e os envolvidos (ambos agrediram) um responde a processo e o outro é o vencedor do programa?

Até onde vale a pena acreditar em um mundo desses?

Até onde vale a pena ser correto em um mundo desses?

Até onde vale a pena resistir?

O mal não está só nos noticiários da televisão. Aproxima-se de nós mais e mais a cada dia. Hoje é uma notícia de jornal, amanhã pode ser o seu amigo, o seu vizinho, o seu parente. Amanhã pode ser você ou eu.

E eu insisto: até onde vale a pena resistir? Até onde teremos forças? Até onde seremos (ainda acredito que somos) maioria?

A cada notícia na TV, a cada página de jornal, a cada site de internet, só se vê o crescimento do lado negativo do ser humano. É desanimador, tudo nos leva a desistir e questionar até onde vale a pena.

Quando a dúvida se torna muito grande, o segredo é a gente parar e se perguntar: eu faria isto? Eu mataria meus pais, agrediria meu companheiro, tiraria “selfs” ou seria fã de um assassino confesso? Foram esses os valores com os quais cresci? Foi isto o que o que os meus pais me ensinaram? É isto que eu ensinaria aos meus filhos? Aí, diante do estrondoso NÃO que ecoa em minha cabeça e em meu coração, encontro a minha resposta. Vale a pena, sim. Sempre valerá a pena, por mais difícil que seja, porque não estou só e não podemos virar minoria.

Diante da desonestidade, vale a pena ser honesto. Diante da corrupção, vale a pena ser correto. Diante do mal que se generaliza, vale a pena lutar para generalizar o bem. Perfeito ninguém é, mas podemos procurar ser melhores. Precisamos lutar para não virarmos minoria. E uma boa forma de lutar é continuarmos acreditando que vale a pena. Até onde? Enquanto tivermos vida.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook