Chefe ou líder?

05 de Outubro de 2012
Valdete Braga

Valdete Braga

Depois de amanhã, domingo, os cidadãos brasileiros irão às urnas para escolher seus dirigentes municipais do Executivo e Legislativo pelos próximos quatro anos.

Mais de uma pessoa perguntou-me porque eu não abordei aqui este tema, durante a campanha eleitoral.

A resposta é simples: esta é uma coluna de opinião, e eu não tenho o direito de abordar temas que envolvam pessoas específicas e conhecidas. Tenho os meus candidatos, é lógico, e para mim eles são os melhores. Mas isto não me impede de respeitar a todos, bem como a quem não pensa como eu e prefira outros candidatos. É óbvio que eu torço e tento ajudar ao que escolhi, mas o que realmente importa não são nomes A, B, C ou D, mas o que os ouropretanos acham melhor para a nossa cidade e para nós.

Só um pedido eu me dou o direito de fazer, como faço a candidatos em qualquer instância. Procure ser o melhor prefeito e o melhor vereador para a cidade, mas não se esqueça do ser humano que a habita. Vou votar no candidato que eu acredito, pensa assim, e creio que cada um de nós deva fazer o mesmo, de acordo com a sua visão e conhecimento do candidato que escolher.

Permitam-me humildemente repetir aqui um ditado de autor anônimo, que reflete uma verdade indiscutível: “o chefe diz: eu vou. O líder diz: Vamos?”

Ser chefe é fácil, o difícil é ser líder. Isso vale para qualquer instância ou cargo. Quem o diz é uma funcionária pública embasada em 30 anos de experiência, que já viu de tudo e já vivenciou de tudo. Em minha vida passaram chefes e líderes, assim como amigos e colegas de trabalho, cuja vida pessoal e profissional dependia desses.

Vi pessoas capacitadas em cargos merecidos e vi pessoas incompetentes “chegando lá” pelas vias mais tortuosas. Convivi com chefes e líderes, por isso falo com experiência.

A vantagem entre tudo o que eu vi e vivi em 30 anos para o próximo domingo é que nas urnas nós é que vamos escolher. Pensem em quanta responsabilidade, gente! Ouro Preto merece e precisa de um líder, porque de chefes estamos cheios. Repito: seja A, B, C ou D o nosso futuro prefeito, que ele seja o líder de todos nós. Que olhe com carinho pela nossa cidade e com respeito para o seu morador. Que saiba associar o inanimado ao animado, os valores patrimoniais, culturais e sociais ao ser humano, nós, gente viva que fazemos a cidade. O mesmo para os 15 vereadores eleitos que nos representarão na Câmara.

Eu tenho os meus candidatos e respeito o de vocês. Seja escolhido nas urnas o “meu” ou o “seu”, que seja quem nos diga, quando estiver no governo: Vamos?

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook