Corpus Christi, um banquete para a alma

27 de Maio de 2016
João de Carvalho

João de Carvalho

APÓS À PÁSCOA, surgem as grandes comemorações cristãs com a “Ascensão” do Senhor, sendo elevado aos céus por sua própria força divina. Aliás, este é o significado do verbo ascender. Fato este que ocorreu 40 dias após à sua ressurreição. Na sequência dominical comemora-se “Pentecostes”, estando os discípulos no cenáculo, foram reanimados pelo Espírito Santo, com o aparecimento de línguas de fogo que se repartiram sobre eles e os animavam na propagação da fé, sem temor! Fato subsequente é comemorada a festa da “Santíssima Trindade”. Deus é trindade, é plenitude de amor, na eternidade: Pai, Filho e Espírito Santo! Dia 26 de maio, quinta feira, é celebrada a festa de “Corpus Christi” (Corpo de Cristo), redivivo na hóstia consagrada.

Ouro Preto, Itabirito e Cachoeira do Campo destacam este dia, através da igreja católica, com belas procissões realizadas em suas ruas enfeitadas com símbolos da vida de Jesus e da Eucaristia. As famílias cristãs enfeitam suas janelas com os mais belos arranjos em tecidos e vistosos vasos de flores. No chão brotam criativos tapetes simbólicos, feitos com arte e muito amor pelos moradores mais próximos. É o poder da fé que invade as mentes e os corações cristãos, católicos!

EUCARISTIA é palavra grega que significa “Ação de graça”. Na última ceia, Jesus ao instituí-la, rendeu graças ao Pai (Lc 22,19) transubstanciando o pão e o vinho em seu corpo e sangue, ofereceu aos seus discípulos como verdadeira comida e bebida (Jo 6,55). Quando prometera a Eucaristia, Jesus referiu-se ao “Maná” que a simboliza (Jo 6,58). Ela evoca e torna presente na Igreja este gesto de infinito amor pela humanidade. “A eucaristia é um sagrado banquete porque é oferecido por Deus, realizado com Deus, a propósito de Deus. Na mesa eucarística são oferecidos o Corpo, o Sangue, a Alma e Divindade do Salvador. Ela é, portanto, o mais importante de todos os sacramentos quanto à substância, por consistir no próprio Deus e autor da graça, enquanto os demais apenas transmitem a graça”. - Santo Tomás de Aquino escreveu que: Todos os outros sacramentos existem em função da Eucaristia, embora não seja esta a porta dos demais, como é o batismo. - Pela Eucaristia (Hóstia consagrada) os cristãos entram em comum união com os seres humanos e em comunhão com Deus.

No mundo, face à difusão horária, acredita-se que não há momento algum em que não haja uma consagração das espécies de pão e vinho no Corpo e Sangue do Messias, o Salvador. É a sua permanência universal entre nós. “Aquele que recebe o corpo e o sangue do Senhor forma uma união tão forte que poderíamos chamar de mútua compenetração” escreveu São Cirilo de Alexandria. Assim, Ele se oferece a nós diariamente. Jesus conforta a quem comunga e promete um grande presente, o maior diria eu, quando disse: “Quem come a minha carne e bebe meu sangue terá a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54).

EM SUMA, nas nossas igrejas, aquela pequena chama (ou lâmpada) permanentemente acesa adverte a todos os cristãos, católicos ou não, que Ele está vivo e presente no meio de nós. Esperando, abençoando, ajudando, defendendo e alimentando nossa esperança calcada na fé, porque o Corpo de Cristo é um banquete para a alma.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook