É possível a recuperação do condenado?

13 de Maio de 2016
João de Carvalho

João de Carvalho

O JUIZ Juarez Morais de Azevedo da Comarca de Nova Lima, Minas Gerais, depois de ter servido à Justiça mineira também como delegado, e dedicar-se ao trabalho de recuperação de presos, usando método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) tem sua atenção voltada para a inauguração da APAC-feminina, neste mês de Maio, com uma peculiaridade especial que projeta construir uma creche, cujo objetivo é de a criança poder ficar com a mãe quando esta visitar o filho.

O Juiz acredita sinceramente que “a recuperação do homem condenado é possível”. O nobre magistrado identificado salutarmente, com os ideais da APAC, criada por Mário Ottoboni, encontra forças e tempo precioso para se dedicar à uma causa quase sempre abandonada pelas autoridades públicas, sobretudo para praticar o bem, convicto de que está e sempre esteve certo de que é possível recuperar o(a) condenado(a).

Ele entende, com toda convicção, “o sucesso do Método APAC deve ser creditado à solidariedade de todos que se preocupam com o seu próximo”. A pessoa altruísta, revestida do amor ao próximo sempre encontra um meio para ajudá-lo na necessidade de qualquer tipo.

Em Itabirito, no Bairro Marzagão, já está em fase bem adiantada a construção da APAC. Dr. Antônio Francisco Gonçalves, Juiz de Direito se empenha entusiasticamente para ver concluído o prédio e em plena atividade o método APAC. É um fato auspicioso que beneficiará não só o município, também nossos distritos. APAC é sinônimo de recuperação, com qualidade e bons resultados.

Lembro-me de ter lido que “havia dois jovens amigos na floresta, quando, de súbito, aproximou-se deles um grande urso. Apavorados e com grande medo, um deles lançou-se ao chão fingindo-se de morto e o outro, mais esperto, subiu em uma árvore. O urso chegou perto daquele que estava estirado no chão e começou a lhe cheirar o rosto e também o ouvido. Dando-se conta de que o jovem estava morto, retirou-se, indo embora. O jovem desceu da árvore e se aproximou do amigo dizendo-lhe: ‘Pode levantar, pois o urso já se foi’. Após se recobrarem do susto, o que estava na árvore ironicamente perguntou: ‘O que foi que o urso cochichou no seu ouvido?’. ‘Ele me disse’, respondeu o jovem, ‘que o amigo verdadeiro não abandona o outro no momento do perigo’.” APAC é uma amiga de fato e de direito. Confiamos nela!

ENFIM, na verdade as grandes almas, os grandes líderes, os grandes homens sempre encontram um meio eficiente e eficaz para ajudar o ser humano nos seus momentos mais críticos, mais difíceis, seja no campo religioso, social, profissional, tendo como centro de sua atenção a necessidade da pessoa, sobretudo aquela que teve a infelicidade de errar em suas atitudes. O homem atrás das grades encontra-se desvalido, abandonado e totalmente vazio de esperança. É nesta hora que surgem os anjos da guarda verdadeiros, dignos de imitação em sua solidariedade. É preciso lembrar que “Toda pessoa é maior que seu erro” (Acesse: leiturahobbyperfeito.blogspot.com.br).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook