Cultura aliada ao desenvolvimento

12 de Agosto de 2013
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

*Gabriel Tropia

Pelas ladeiras de Ouro Preto, os eventos culturais conseguem preencher grandes dimensões, mesclando as diversas maneiras de vivenciar a arte. Dentre as atividades que marcam o calendário anual e entram em sintonia com essa perspectiva na cidade histórica, envolvendo moradores e turistas, está o Festival de Inverno, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que continua a valorizar e ao mesmo tempo reacender a chama que mantém viva as raízes e a prática em se promover ações para o desenvolvimento da cultura.

Em 2013, o evento surpreendeu pela diversidade de ritmos, cores e encantos que conseguiu despertar no público, que mais uma vez, esteve presente nas atividades promovidas durante o mês de julho. Contando com o apoio de empresas da cidade e instituições, as atrações movimentaram o comércio local, que obteve um grande aumento no número de atendimentos, e buscaram, como sempre, continuar a prestar o serviço de qualidade.

Mais do que trazer de volta o renascimento da cultura, o Festival de Inverno ofereceu ainda um apoio incondicional para os empresários da cidade, que se sentem, a cada edição, motivados a entrar em sintonia com as novas tendências do mercado em seus diversos segmentos. Eventos como este, acabam despertando o surgimento de novas práticas e incentivos para a continuidade e posterior melhora do que está sendo oferecido.

Prova disso, está na satisfação da gerente da Pousada Sinhá Olímpia, Cláudia Alencar, que em depoimento, descreve os benefícios proporcionados pelo Festival ao setor hoteleiro de Ouro Preto: “para nós da rede hoteleira, o evento favorece o movimento dos meios de hospedagem aumentando a taxa de ocupação e promovendo, de forma qualificada, a permanência dos hóspedes devido à diversidade de atrações que o festival oferece. Além disso, a economia do município é impactada no setor de serviços, que envolve a cadeia produtiva do turismo. A cidade precisa se atentar para a realização de eventos com a qualidade do Festival de Inverno, para consolidar sua vocação para o desenvolvimento de um turismo qualificado, atraindo turistas que valorizam o nosso patrimônio cultural.”

Já para Denise Niquini, representante do Restaurante do Hotel do Rosário: “q rede hoteleira, bares e restaurantes são também bastante beneficiados, pelo grande número de visitantes que a cidade recebe, divulgando assim, o potencial turístico da nossa região. A atmosfera cultural que envolve Ouro Preto influencia culturalmente o público jovem e traz oportunidade de reciclagem de idéias para o público adulto”.

Portanto, cabe a nós, empresários da cidade, agradecer a toda organização do Festival pela oportunidade de participar de dias inesquecíveis dessa grande e promissora iniciativa, que com certeza, proporcionará ainda muitos resultados, continuando a firmar o seu compromisso com a cultura aliado ao desenvolvimento de Ouro Preto. Esse foi o melhor Festival dos últimos 10 anos!

*Coordenador do Comitê de parceiros da ADOP

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook