Dermatologia, uma ciência atual

10 de Janeiro de 2011
João de Carvalho

João de Carvalho

A DERMATOLOGIA vem de “derma” que significa “pele” e “logia” que é “ciência”. A pele, como sabemos, é o maior órgão do corpo humano. Por isto mesmo é a grande vítima que sofre com os ataques externos.

Se temos pele boa, bonita, livre dos degradantes agressores externos, é sorte nossa. Basta cuidar bem e viver feliz com nossa situação. Exemplos não faltam na classe artística, especialmente das inseridas nas telas televisivas, projetando uma bela imagem, cujas peles são as mais apreciadas, por serem imediatamente vistas e admiradas. Também nas revistas, se retratam com perfeição a imagem física das pessoas.

O fato é que o físico perfeito retrata com excelência a beleza cutânea, rígida da pele. Por outro lado, se há deficiência ou problemas com a pele, entra em cena, para protegê-la, restaurá-la, melhorá-la, embelezá-la, curá-la e lutar pela sua saúde, o (a) dermatologista. O profissional restaurador ou mesmo conservador da pele ideal. Por isto é que se define a dermatologia como “a especialidade da medicina que cuida do tratamento e prevenção das doenças do maior órgão do nosso corpo, que é a pele”.

Dermatologia é uma ciência com grande preferência dos estudantes da atualidade, apesar de ser difícil. A Grade básica, apenas como informação obtida via internet, para especialização da medicina de dermatologia, citamos as seguintes:

Anatomia (pele e anexos cutâneos), fisiologia, patologia cutânea (estudo das doenças da pele), oncologia básica, biologia, microbiologia, imunologia, alergologia básica e infectologia.

Estou informado também que através da “Alopecia”, a dermatologia pesquisa e trata da queda de cabelos. É uma notícia muito atual, útil e essencial. Sei também que para especializar-se em dermatologia é necessário o diploma de medicina.

Há no nosso querido e evoluinte Brasil uma Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD. Entre as especializações sobressaem também as seguintes:

a) Cosmetria, estuda novos cosméticos; b) Hanseologia, trata da hanseníase e suas manifestações; c) cirurgia dermatológica, cirurgião que atua na remoção de câncros e cânceres de pele.

ENFIM: A dermatologia é uma ciência superatual, vantajosa econômicamente, bonita (que faz gente bonita), atraente e muito ambicionada pelos concorrentes aos vestibulares do mundo todo. Hoje, com a agressividade dos agentes externos (sol, poeira, resíduos, poluição...), a dermatologia ganhou espaço ideal e supernecessário para a proteção, conservação e correção da pele.

A este profissional não basta o conhecimento científico em seu trabalho; é preciso de alto investimento em suas clínicas, com uso de aparelhagem adequada para sua correta atuação. Muita coisa poder-se-ia ainda escrever sobre este profissional e sua valiosa atividade. Creio, porém, ser o suficiente para destacar esta ciência e o profissional Dr. Leonardo Moretzsohn, dermatologista, que com a Dra. Cláudia Moretzsohn, fisioterapeuta dermato-funcional estão entre os notáveis, aos quais dedico este modesto artigo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook