Distritos atingidos por lama estão isolados

17 de Dezembro de 2015
João de Carvalho

João de Carvalho

As localidades de Mariana e região afetadas pela lama de rejeitos da mineradora Samarco passam por dificuldades e seguem em condições precárias. Várias comunidades como Campinas estão isoladas, o que complica ainda mais a situação.

Um dos locais afetados foi Barra Longa, município da Zona da Mata a mais de 60 Km de distância da barragem, que começa a retirar a lama que inundou casas e desabrigou famílias. Segundo o jornal O Tempo, o local possui cerca de 6.700 moradores e já teve 200 casas interditadas por risco de desabamento. O abastecimento de água, embora a orientação seja para economizar, está normal. Voluntários de Mariana e Ouro Preto foram ajudar na limpeza da cidade. Embora em Barra Longa a situação esteja caminhando, em Gesteira, distrito do município, a devastação foi ainda maior. O povoado, que possui cerca de 50 habitantes, foi totalmente atingido pela lama, que mantém o local isolado. Alimentos, água potável e remédios, devido a destruição da entrada do distrito, chegam para a população com dificuldade através dos moradores que precisam caminhar 4 km mata adentro para pegar os donativos.

As comunidades de Pedras e Mandioca também seguem isoladas. O acesso a esses locais são possíveis apenas por helicópteros. Em Pedras, que possui cerca de 300 habitantes, há moradores que se recusam a deixar a área e abandonar seus plantios e criações.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook