Em defesa dos animais

04 de Agosto de 2017
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

Ana Lucia Carvalho

É difícil acreditar que numa cidade como Ouro Preto, em pleno século XXI, ainda existam resquícios da escravidão pairando. Só que agora quem está no cativeiro são os animais!

Em cada canto aonde se vá, seja nas vielas, nos pontos de ônibus, nos morros... há sempre um burburinho sobre danos sofridos por eles, que foram ora encontrados mortos por envenenamento ou ainda, que sumiram “feito fumaça” do lar de adoção. Há sempre alguém colando cartazes nos postes ou em Pet Shops, oferecendo até recompensa, caso os encontrem. Ou seja, a brutalidade continua a imperar nesta cidade secular, só que agora resolveram sacrificar a liberdade dos animais, que não têm o direito de viverem em paz junto ao seu dono, que também vivem em constante estado de alerta, preocupados com a segurança deles.

Muitas vezes nos deparamos com sons característicos de bichinhos que foram abandonados, ainda sem desmamar, em ruas movimentadas, em lotes vagos ou até mesmo em matagais afastados da população. São miados ou latidos insistentes de um ser acuado em busca de socorro e proteção...

Será que, com tanta tecnologia, “pessoas” que fazem esse tipo de coisa, não sabem que já existe uma ONG funcionando aqui na cidade, a exemplo da AOPA (Associação Ouropretana de Proteção Animal) que promove periodicamente feiras de Adoção de Animais em Ouro Preto e está sempre pronta a encaminha-los à alguma família? Há também a CCZ Ouro Preto/AOPA (que substitui a antiga carrocinha) local onde ficam os animais recolhidos em via pública da cidade. “Como prioridade, devem ser levados para lá animais em risco (agressivos, idosos, filhotes, doentes, injuriados, lactantes)”. Caso uma ninhada for abandonada na sua rua, a ONG recomenda que se faça um post em redes sociais e tente um lar temporário para eles.

Cada um deve fazer a sua parte, pois a ONG trabalha com recursos próprios, ou seja, não recebe ajuda de governos. Ela funciona com recursos dos próprios voluntários e integrantes, que tentam fazer o melhor possível para o bem-estar dos animais!

Os animais têm seus direitos reconhecidos não só por ONG’s que os protegem, mas contam com a UNESCO e a APASFA (Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis). São eles: 1- Os animais têm o mesmo direito à vida 2- Todos os animais tem o direito ao respeito e a proteção do homem 3- Nenhum animal deve ser maltratado 4- Todos os animais selvagens tem o direito de viver livres no seu habitat 5-O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca abandonado 6-Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor 7-Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um CRIME contra a VIDA 8- A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais 9- Os direitos dos animais devem ser defendidos por LEI 10- O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

“Também a BÍBLIA dá ênfase à proteção animal em Provérbios 12:10, quando relata: O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas os ímpios são cruéis”. Realmente, há muito ser que está agindo de forma desumana, cometendo atos de crueldade contra os animais sejam gatos, cachorros, aves, micos... Eles agem de forma irracional! Mas, se algum dia conseguirem chegar a racionalidade, se sentirão presos, não pela lei dos homens, posto que é frágil, mas serão aprisionados pela própria consciência!”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook