Escola Alfredo Baeta – 96 anos de tradição

11 de Novembro de 2016
Valdete Braga

Valdete Braga

No último dia 9 de novembro, a Escola Municipal Alfredo Baeta completou 96 anos de funcionamento. Estive lá e, confesso, foi difícil conter a emoção ao entrar, após anos, na nossa escola. Sim, nossa, pois a Escola Alfredo Baeta foi a minha primeira escola, na época chamada Grupo Escolar. Saudades de uma infância onde a escola era sagrada. Não havia horário integral e pais não viam a escola como responsável pela criação dos seus filhos, como muitos hoje em dia. Íamos à escola para estudar, não para sermos criados por ela.

Na época, a escola era estadual. Atualmente é uma escola municipal, e seu lema é “Acreditando na força e no valor da educação”. Conversei com os administradores e funcionários, todos muito simpáticos e comprometidos. Hoje, a Escola Alfredo Baeta tem como diretora a professora Márcia Aparecida da Silva Santos e como vices as professoras Cintia Aparecida Rodrigues e Raquel Wanessa. A direção, juntamente com toda a equipe, se empenha em cumprir o lema da escola.

Quase centenária, a Escola Municipal Alfredo Baeta foi uma das primeiras a serem fundadas em Ouro Preto. Encontra-se em uma situação precária, necessitando de maior apoio do poder público, pois em situações emergenciais, é a diretoria, professoras e funcionários que se empenham para arrecadar recursos, como recentemente em um “show de prêmios”, que foi fundamental para a compra de materiais necessários e urgentes.

“Infelizmente, a nossa escola está esquecida”, lamenta uma professora. De acordo com a diretora Márcia, a atual administração está se empenhando em resgatar os valores da escola, que já foi uma das mais tradicionais de Ouro Preto. A administração convida os ex-alunos para visitarem a escola, conhecerem o trabalho da equipe e matarem saudades.

Por ser localizada em um bairro (Cabeças) onde praticamente não tem crianças, os alunos vêem de outros bairros, e a chegada das vans é uma verdadeira festa. Mesmo necessitando de reformas, com algumas instalações precárias, entre outras dificuldades, a escola transmite uma energia muito boa, vinda do amor e carinho que os professores e servidores dedicam às crianças. Mas ainda assim ela pede socorro. Uma senhora idosa, de 96 anos, que abrigou gerações e é responsável pela educação de tantos, merece mais a nossa atenção e carinho. Tanto do poder público, cumprindo com sua obrigação, quanto nossos, cidadãos comuns, especialmente ex-alunos, que tanto devemos a ela.

Agradeço a toda a equipe da Escola pela simpática acolhida e conclamo a todos para lutarmos para devolver à Escola Alfredo Baeta a sua dignidade, para que não precisemos mais ouvir de uma professora que ela está “esquecida”. Vamos nos lembrar dela, e lembrar com o carinho que ela merece.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook