Luz no fim...?

25 de Junho de 2014
Priscilla Porto

Priscilla Porto

“Ter paz não é não ter problemas” – ouvi em uma preparação para Crisma outro dia.

No entanto, quando estamos no “olho do furacão”, a coisa fica feia. E parece impossível encontrar a almejada luz no fim do túnel. Talvez porque ela não esteja fora, mas dentro da gente.

Acontece que, muitas vezes, abrimos espaço apenas para problemas e coisas negativas dentro de nós. E não paramos de falar mal dos outros e de tomar conta da vida dos outros, que fica mesmo difícil achar luz onde é cultivada apenas penumbra.

Precisamos ser mais positivos. Devemos procurar ver além das dificuldades. Precisamos cultivar em nós alegria, serenidade e sermos mais prestativos – aos outros e ao mundo em geral.

Na mesma preparação para a Crisma, o palestrante – pessoa de fé incrível – falou sobre o fato de os símbolos do Espírito Santo estarem em movimento, porque não podemos parar. E mesmo que não sejamos praticantes da religião que afirmamos ser fiéis ou até não ter religião alguma, uma coisa é verdade: não podemos ficar parados.

O marasmo abre espaço para pensamentos ruins, para reflexões sobre coisas nocivas e para remoermos mais e mais nossas dificuldades. A luz não está no fim do túnel, está na força que fará você se levantar, você procurar amigos, você procurar ajuda médica, você procurar melhorar.

Todos têm dificuldades sim, mas muitos conseguem ter paz e alegria, mesmo tendo na bagagem um monte delas. Como? Talvez por não ficarem parados e por não se deixarem vencer por elas. Pode não ser fácil, pode parecer até impossível, mas é preciso, de verdade, querer “sair dessa”.

Ninguém pode fazer isso por você. A chave de nossos problemas só é girada por nossas próprias mãos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook