Mariana e seus 270 anos de elevação à cidade

22 de Abril de 2015
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

*Tenente Freitas

Em 23 de abril deste ano faz 270 anos que Mariana foi elevada à categoria de cidade. Essa data é motivo de muito orgulho para nós marianenses e nos convida a um resgate histórico.

Com base nos arquivos da Câmara Municipal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) podemos observar que nossa história guarda peculiaridades. Você sabia que o nome da cidade é uma homenagem do rei de Portugal, Dom João V, à sua esposa Maria Ana Vitória d’Áustria?

Primeira cidade e primeira capital de Minas Gerais, Mariana é a única de traçado planejado entre as cidades coloniais mineiras. Seu traçado urbano pontilhado por igrejas, passos da paixão e chafarizes revelam o efeito cênico típico da estética barroca de influência portuguesa.

O modesto arraial crescia dia a dia, atraindo considerável multidão do Brasil e de Portugal para a exploração das mais importantes jazidas auríferas de Minas, iniciando o Ciclo do Ouro, que durou mais de um século e foi quando apareceram numerosas localidades mineiras. Em 1711, o arraial foi elevado à categoria de vila. Este acontecimento exigiu a implantação, segundo as determinações metropolitanas, de uma estrutura administrativa e judiciária representada pela Casa de Câmara e Cadeia na Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo. Assim, em 4 de julho de 1711, foi criada na Vila de Nossa Senhora do Carmo a primeira câmara de Minas Gerais, com as mesmas condições da câmara da cidade do Porto em Portugal.

Foi no dia 23 de abril de 1745, por meio da Ordem Régia do Rei de Portugal Dom João V, que a vila foi elevada à categoria de cidade. Mariana foi a primeira vila de Minas Gerais e a primeira localidade da capitania a receber foros de cidade.

Em dezembro do mesmo ano, a cidade recebeu o Bispado, mediante ordem do Papa Bento XIV, e seu primeiro titular Dom Frei Manuel da Cruz. O Bispado, por onde passaram 10 titulares, foi elevado a Arcebispado em 1906, com a posse de dom Silvério Gomes Pimenta. Mariana ficou conhecida, ao longo do tempo, como a “cidade dos bispos”.

Parabéns à história da cidade de Mariana: Primeira vila, primeira cidade, primeiro bispado e arcebispado, primeira comarca judiciária, primeira câmara municipal, primeira Capital de Minas.

*Presidente da Câmara da Câmara Municipal de Mariana

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook