Nós, na era digital atual

24 de Novembro de 2017
João de Carvalho

João de Carvalho

“OS INOVADORES” do escritor Walter Isaac é um livro biográfico da revolução digital porque narra a história, com todos os detalhes, das pessoas que criaram o Computador e a Internet, importantes invenções de nosso tempo. Foram criadas de maneira colaborativa e não solitariamente como as descobertas de Edison, Bell e Morse. Foi um verdadeiro trabalho em equipe, apesar de viverem em tempos diferentes. “A história do mundo, dizia Thomas Carlyle, não é mais do que a biografia dos grandes homens”.

Quando se fala em inovação na era digital, entram em cena várias forças pessoais culturais e históricas. A colaboração que criou a era digital não ocorreu apenas entre contemporâneos, mas também entre gerações. Há poucas décadas a computação pertencia ao domínio dos cientistas, militares e alguns empreendedores de ponta. Hoje, as crianças estão mexendo em tablets e smartphones.

Mas, quem teve a ideia de inventar o computador? Criar a internet? Eis, resumidamente, como o escritor Walter Isaacson apresenta a questão em seu livro “Os Inovadores”: São 53 etapas descritas pelo autor com datas e personagens autênticas, fotografados, que propiciaram essa grande conquista atual - desde ADA LOVELACE, ano 1843 (uma mulher, matemática que criou um algoritmo, para ser processado por máquinas, considerado o primeiro programa de computador), até o computador oficial: WATSON da IBM, em 2011.

O autor de “Os Inovadores” (escritor também da biografia de Steve Jobs) apresenta este sumário em seu livro: “O computador – Programação – O transistor – O micro chip – vídeo games – a internet – o computador pessoal – software – On line – A Web – Ada Lovelace”.

Tudo que está apresentado no livro é fundamentado em informações autênticas.

A APLICAÇÃO do computador nos fatos e nas escritas via internet, no mundo atual, é de uma amplitude universal. Os mais idosos com certa dificuldade, mas com grande interesse, através de cursos específicos, buscam atualização com notável sucesso. Não querem se ver e se sentir marginalizados do conhecimento em sua expansão e valorização modernas. Para eles, a internet é também uma grande fonte e forma rápida de atualização no conhecimento. A velocidade e a frequência dos acontecimentos nacionais e internacionais exigem esta aplicação de todos, que vivem neste mundo moderno, dentro da técnica, da cibernética e de outras descobertas. O Estado deve voltar sua atenção para o apoio do campo técnico da ciência, sob pena de ficar sempre à margem e à distância das boas e grandes conquistas. Sem verba investida com generosidade na educação e especificamente na técnica científica, não haverá bom horizonte para o futuro do nosso país. As grandes barreiras do desenvolvimento têm sua solução no uso de verbas aplicadas na educação de hoje. O país sem progresso técnico atualizado é uma nação fraca, vítima das grandes potências, submisso às suas conquistas de nível mais avançado. O povo viverá à deriva, à margem de sua vontade internacional, porque a nação foi omissa. É um fato inconteste que o celular, como versão manual e individual da internet, opera na comunicação como uma constante visualização e audição do que acontece no mundo, de maneira imediata, informando corretamente à pessoa como sua fiel usuária.

É PRECISO conhecimento para avaliar toda esta avalanche de informações. Isto vem da escola. Só há escola boa, eficiente, formadora de mentes capazes de entender, discernir, julgar e progredir se houver investimento maciço nas escolas públicas de todo o país, com consciência administrativa, nos três setores: federal, estadual e municipal. Para tanto, que se combata a corrupção sem trégua.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook