O Inferno de Dan Brown

08 de Julho de 2015
João de Carvalho

João de Carvalho

É UM LIVRO que tem como fio condutor de exposição a monumental obra do início da Idade Média, escrita pelo maior poeta do Cristianismo, Dante Alighieri, sob o título de “A Divina Comédia”, quando descreve sua mensagem de fé sobre “O inferno”. Na porta de entrada do reino das dores está escrita a frase que impressiona o leitor, nestes termos: “Lasciate o voi che entrate ogni speranza” ou seja, deixai, ó vós que entrais, toda a esperança. A estátua do poeta está bem caracterizada na Praça da Santa Cruz, em Florença, Itália.

O escritor transmite-nos o pensamento de Dante através da sua lapidar frase: “Os lugares mais quentes do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral”. Isso me faz lembrar a sabia advertência: Em situação de perigo não existe pecado maior do que a omissão. Dan Brown, mestre da descrição, manipula com perfeição um feixe de dizeres do poeta cristão, no decorrer de sua bem escrita obra “O inferno”.

A DIVINA Comédia contém um total de 100 cantos divididos em três seções: - Inferno: 1 – 34 – Purgatório: 1 – 33 – Paraíso: 1 – 33. Escrita com mais de 14 mil versos de italiano arcaico. É um verdadeiro thriller de Cinema, que deve ser lido por inteiro, sempre atento às ações de várias personagens que conduzem o enredo até à sua conclusão, ou seja, ao final da envolvente obra. É uma agradável viagem pela cultura, pela arte e pela literatura italianas. As cidades e os lugares, por onde passam as personagens da narrativa, são mui bem descritos em detalhes surpreendentes. Robert Langdon e Sienna Brooks, aquele um simbologista consagrado e esta uma médica jovem, que desempenha uma notável situação, na conclusão do atraente livro do inteligente escritor. O Romance se desenvolve em uma linearidade quase perfeita, valendo à pena conferi-la!

EM SUMA, não é minha intenção revelar nada a respeito desta obra no seu enredo e muito menos em sua conclusão, porque o saboroso é o desenrolar da leitura, com suas surpresas em cada capítulo. No Prólogo da obra, o próprio autor assim se expressa, sem nada revelar da Trama de “O inferno”. “Eu sou a sombra. Pela cidade atormentada, eu fujo. Pela eterna desolação, corro para escapar.” Na verdade, eu já havia lido “O Código Da Vinci, seu mais famoso livro que o consagrou como escritor que explorou o uso de símbolos expressivos. Gostei muito de “Anjos e demônios”, em que o autor segue a trilha dos iluminati, numa busca de esclarecimento de vários assassinatos, às vésperas de um Conclave no Vaticano.

Enfim, Dan Brown é um escritor que agrada sempre e está na Mídia. Fiz uma resenha deste livro no Blog intitulado: leiturahobbyperfeito.blospot.com.br, na Internet, em parceria com Mara (resenhista) e Simone Carvalho (comentário de poesias). Dê uma passada lá, você vai gostar.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook