O novo nascimento

17 de Fevereiro de 2017
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

O Evangelista João informa em seu evangelho que compreende o quarto livro do Novo Testamento que havia em Jerusalém entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, na época em que Jesus expunha os seus ensinamentos na Terra Santa. Além de ser um erudito religioso ele era também um dos principais dos judeus. Ocupava alta posição no Sinédrio e era muito respeitado por todos os habitantes de Israel. Sensibilizado pelos ensinamentos de Jesus, bem como pelos sinais miraculosos que Ele fazia, Nicodemos resolveu em seu coração ter um encontro particular com o Mestre. Fora ter com Ele à noite para não ser visto pelos homens. Que diriam seus amigos do Sinédrio se o vissem papeando com Jesus em plena praça, à luz do dia?... Como ficaria sua reputação perante os magistrados e sacerdotes de Jerusalém?... Nicodemos não queria pôr em risco a sua fama de homem inteligente e culto ao ser visto conversando com o jovem Galileu, da mesma forma em que hoje muitos intelectualóides deixam de seguir a Cristo e de considerar seus ensinamentos por julgar tais procedimentos anacrônicos e fora de propósito para os tempos hodiernos. Julgam ainda que aqueles que hoje seguem Jesus são retrógrados e incultos. Grande engano. Nicodemos fora ter com Jesus em noite escura, mas a luz do Espírito Santo já havia iluminado a sua vida.

Nas palavras que disse a Jesus ele reconhece que Jesus veio da parte de Deus: “ninguém pode fazer as coisas que tu fazes se Deus não estiver com ele”.

Neste ponto da conversa Jesus proferiu um dos seus maiores ensinamentos, pois disse: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. (Jo3:3)... Nascer de novo? Como pode um homem sendo velho nascer de novo? Perguntou Nicodemos pois isto ele não conseguia entender, assim como muitas pessoas hoje ainda não entendem. Mas Jesus explicou: “O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito, não te admires pois de eu te dizer que importa-vos nascer de novo”. (Jo3:5-6). Neste ponto da conversa com Nicodemos Jesus proferiu a profecia sobre sua morte de cruz: “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nEle crê tenha a vida eterna”.(Jo3:14-15).

Nascer de novo é crer em Jesus para a salvação da alma. Ele é o único mediador entre Deus e os homens e foi enviado pelo Pai para propiciar salvação a todo que lhe entregar o coração e aceitar seus ensinamentos sobre a vida eterna. É viver com uma nova postura de vida, é viver totalmente voltado para as coisas do alto, é viver com o propósito de agradar a Cristo.

O novo nascimento acontece na vida de uma pessoa quando esta, de coração contrito, arrependido de seus pecados, pede perdão a Deus e convida Jesus para entrar em seu coração e nele fazer morada, reconhecendo ser Ele o único Redentor da humanidade. A fé em Jesus e unicamente nEle é que garante a vida eterna aos homens. O Apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo disse: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. O qual a si mesmo se deu em resgate por todos” (Tm25:6). Corroborando com este ensinamento João também afirma que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna” (Jo3:16). A fé que leva o homem à salvação é a fé em Jesus. A fé em qualquer outra pessoa viva ou morta não encontra respaldo nos ensinamentos bíblicos. É vã, inoperante e anti-bíblica. O Senhor Jesus Cristo é o único que ressurgiu dos mortos, e, estando vivo, pode ouvir as petições das almas perdidas ao clamar por salvação. Na obra da salvação não há auxiliares ou coadjuvantes. Jesus operou sozinho cumprindo o projeto arquitetado pelo Pai para redimir a humanidade. Nicodemos entendeu o novo nascimento porque abriu seu coração para Deus. Seguir o exemplo de Nicodemos é sinal de bom senso e inteligência. E algo que vale a pena experimentar...

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook