O primeiro juiz da comarca de Itabirito

09 de Dezembro de 2011
João de Carvalho

João de Carvalho

É uma corrida contra o tempo. É uma busca ao passado à cata de informações que esclareçam o presente. Compulsando as revistas e jornais de outrora e manuseando as mais recentes, podemos encontrar páginas valiosíssimas que fundamentam nossa relação com o presente, em todos os campos da atividade itabiritense. Tudo é relatado com base sólida, com delicadeza de estilo e, sobretudo, com grande amor a este Município, cuja história se liga aos bandeirantes Luiz de Figueiredo Monterroyo e Francisco Homem del Rey, no início do século XVIII.

Interessou-nos saber quem foi o primeiro Juiz de Direito da Comarca de Itabirito, já no século XX.

A fonte da notícia é o relato do jornal “O Pastor” – ano 1939, encontrado em “Itabirito em revista”, às folhas 111, nestes termos:

“Dr. José Médici o primeiro Juiz de Direito da Comarca de Itabirito – Convidado por boletins e pela Rádio Clube, o povão não hesitou em comparecer à gare da Central para receber o seu Juiz de Direito, eleito pelos conspícuos desembargadores do Estado de Minas.

A massa incalculável de itabiritenses esperava a chegada do seu magistrado que, pelos seus merecimentos pessoais, pelos seus dotes de cultura, fora moldado para investir-se de tão alto posto na Justiça da terra montanhosa.

Logo que se aproximou o trem que conduzia S.Excia., a multidão saudou-o com vivas e os foguetes espocavam no ar, enaltecendo a satisfação e o júbilo com que toda a cidade aguardava a chegada do Dr. José Médici.

O microfone da P.R,C.I. estava instalado no coreto da Praça Dr. Guilherme, e por ele eram dadas as impressões da grandiosa recepção que o povo promovia ao seu Juiz. O homenageado ladeado pelo prefeito Antônio Marques da Costa, Dr. Itiberê Guimarães da Silva, promotor público, Prof. Diaulas de Azevedo, Dr. Fábio Morais, Dr. Aníbal Quintão, Juiz de Direito de Nova Lima, Pe. Alcides de Souza Reis, Srs. Benjamin Simões, José Bernardino, João Carolino e demais pessoas gradas da cidade, dirigiramn-se para o local em que seriam pronunciados os discursos.

Como orador oficial, falou o Dr. Itiberê Guimarães, cuja oração conduzida pela sua admirável inteligência e cultura, foi vivamente aplaudida pela massa popular.

Após, falou o prof. Diaulas de Azevedo, seguindo-se-lhe o Dr. Aníbal Quintão, Juiz da Comarca de Nova Lima.

Presa de viva emoção, oriunda de vibração entusiástica dos presentes, o Dr. José Médici formulou o seu agradecimento em “palavras que escapavam ao cérebro”, e que saíam do coração.

Foi S.Excia., depois, conduzido à sua residência, acompanhado pelo povo e pelas corporações Musicais Santa Cecília e União Itabiritense que prestavam seu valioso concurso à festa. O Dr. José Médici assumiu a Comarca de Itabirito no dia 10 de março de 1939.”

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook