ONG Vidanimal: vamos refletir?

24 de Julho de 2014
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

Por ONG Vidanimal

A ONG VIDANIMAL esclarece algumas informações para a população de forma clara e objetiva. Somos uma Organização Não Governamental devidamente estabelecida nos termos da lei, e nossa única preocupação é pelo bem estar animal e destacar a conscientização sobre o tema na cidade de Itabirito. Os participantes da ONG são voluntários, logo não são pagos por esse trabalho, e sim, o retorno é exclusivamente sentimental em ver os resultados em forma de uma sintonia pacífica entre os animais e homens na nossa comunidade.

Há 7 anos, a VIDANIMAL já promoveu mais de 3 mil adoções de cães e gatos e cerca de 2.500 animais foram castrados. Quando colaboramos com a redução da população animal, contribuímos para a saúde pública e todo itabiritense é favorecido. Além de ações imediatas realizadas por nós, também queremos promover ao cidadão uma reflexão sobre os direitos dos animais, qual a importância de preservá-los e pensarmos juntos sobre o papel da sociedade na regulamentação e na contribuição para o relacionamento harmonioso, através das leis e das campanhas de conscientização da causa animal.

Informamos à população que com a castração, feita pela ONG, com apoio da Prefeitura Municipal, o animal é beneficiado e não subtraído de algo. Algumas das diversas vantagens são a diminuição do risco de doenças nas vias uterinas e do câncer de mama, útero e próstata. Além, é claro, de evitar o descontrole do crescimento da população de cães e gatos, que em sua maioria são abandonados, ficando sem dono responsável e soltos pelas ruas.

Quando a ONG se posiciona em algumas temáticas para discutir pacificamente com os cidadãos, colocamos apenas os interesses na necessidade de garantir aos animais uma condição de vida digna juntamente com os humanos. Pedimos aos itabiritenses que refletissem, pois a ONG não se beneficia quando coloca assuntos em debates, apenas os animais e a sociedade ganham.

Em relação aos rodeios, questionamos se essas festas podem ser consideradas uma cultura brasileira, já que sua origem é espanhola com posterior disseminação no México e EUA, onde ganhou grande popularidade. Alertamos que cerca de 15 cidades dos EUA já proíbem a prática do rodeio, além também de diversas cidades brasileiras. Percebe-se, então, que esses eventos não são práticas culturais nacionais, são apenas uma apropriação cultural. Destacamos que a ONG tem o maior respeito pela cultura sertaneja tão presente no país, o que difere de exibições e espetáculos que utilizem a exploração incompatível com a dignidade do animal.

A iniciativa desses eventos em arrecadar dinheiro para outras instituições de caridade para a cidade tem o apoio total da ONG, mas queremos que a lei seja cumprida e que haja uma fiscalização e prestação de contas. Sabemos que o real atrativo dos rodeios são os grandes shows, as feiras e os parques de diversão. É notório então, que o lucro pretendido não é fruto das atrações com animais, sendo que tais eventos teriam o mesmo retorno econômico sem maus-tratos. As festas podem e devem ser realizadas, mas sem vínculo ao sofrimento e à exposição animal.

Na edição de 2013, a VIDANIMAL constatou várias irregularidades do rodeio que ocorreu em Itabirito. Entre elas o uso de instrumentos de choque nos animais e o touro socorrido inadequadamente por não existir equipamentos exigidos por lei, levando o animal ao sofrimento desnecessário antes de ser sacrificado. Estes fatos estão em laudo assinado por responsável técnico disponível para qualquer cidadão. Tendo em vista estes acontecimentos, a ONG recebeu recomendação do Ministério Público para que exercesse a fiscalização na apresentação neste ano de 2014, MAS NÃO FOMOS AUTORIZADOS PELOS ORGANIZADORES DO EVENTO PARA FAZER O ACOMPANHAMENTO.

Nossos ideais não estão focados em os animais terem mais direitos do que as pessoas, e sim, acreditamos que a humanidade não encontrará a paz enquanto não houver uma relação de equilíbrio entre todos os seres vivos. Ressaltamos que a ONG VIDANIMAL, como sempre esteve, está aberta para qualquer esclarecimento aos organizadores do rodeio e aos itabiritenses. Queremos juntos fazer uma sociedade onde os animais não devem ser maltratados em virtude da diversão de nós humanos, e sim, viver em harmonia conosco.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook