Paz

15 de Agosto de 2014
Valdete Braga

Valdete Braga

Como um significado tão grandioso cabe em uma palavra tão simples? Três letras apenas. Parece tão “pouco”! Mas como o mundo está necessitado destas três letras! Como precisamos de paz para voltar a acreditar na vida! Na vida? Não, no mundo. A vida é plena, nos foi dada gratuitamente para dela usufruirmos também gratuitamente, sem ganâncias, ódios, orgulhos. A vida é maravilhosa e perfeita, o mundo que o homem construiu quando a recebeu é que está um caos.

É comum ouvirmos “a vida está muito difícil”, “não agüento mais esta vida”, em alusão a algo que de difícil não tem nada e ninguém precisa “agüentar”, apenas usufruir sem medos ou indagações. Viver é uma dádiva e se conseguimos chegar até este ponto da evolução, só temos a agradecer. A grande questão é: ao ganharmos a vida, o que fizemos com ela? Que mundo construímos? Optamos pela paz ou pela guerra? Como queremos uma vida boa, se construímos um mundo cruel?

Como em sã consciência alguém dá ordens e outros cumprem para bombardearem locais “inimigos”, matando crianças, jovens, velhos? “O governo A bombardeou o Governo B, o Governo C apresenta proposta de paz para a guerra entre os países D e E...” Que importam nomes? Tipos de governos? Discordâncias políticas e econômicas, brigas por um pedaço de terra que também recebemos de graça? E daí onde tem petróleo e onde não tem, e daí se um é inimigo do outro? E daí a economia mundial? São pessoas. São seres humanos. Nada, nada, nada justifica.

O poderoso estadista por trás de sua mesa luxuosa reúne-se com outros estadistas poderosos e decidem sobre a vida e a morte. Os soldados, “defensores da Pátria” cumprem ordens, que significam com um apertar de botão dizimar cidades, acampamentos, famílias inteiras. E ainda há quem diga que luta pela paz. Paz deveria ser algo natural, não tem sentido lutar pelo que deveria ser óbvio.

Infelizmente esta crônica é uma grande utopia, mas quem sabe um dia possa deixar de ser? Quem sabe um dia o homem vai entender o real sentido da vida? Entendendo o sentido da vida, não precisará lutar, a paz será conseqüência. Toda realidade começa com um sonho, e se este sonho é utopia, vamos sonhar e tentar fazer a nossa parte, ainda que ela pareça pequena. Façamos a nossa parte para que a realidade aconteça.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook