Postergar um trevo para Amarantina pode custar mais vidas

24 de Outubro de 2011
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

Carlos Alberto Vilhena

O Museu das Reduções se associa às milhares de vozes que clamam por uma imediata ação do DNIT, em relação à construção do trevo de acesso à Amarantina, na chamada entrada da gruta, o 1ª acesso para quem chega à Amarantina, vindo de Ouro Preto. As centenas de acidentes que se sucedem neste local, dia após dia, alguns com vítimas fatais, por sí só já justificariam uma pronta ação do poder público responsável. Além deste importante fator, a SEGURANÇA dos moradores e de todos aqueles que transitam por Amarantina, consideramos que a simples presença de um forte equipamento turístico como o Museu das Reduções, prêmio nacional Guia 4 Rodas, membro oficial do Sistema Brasileiro de Museus, do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais, do Sistema de Museus de Ouro Preto, da Associação do Circuito do Ouro, da Estrada Real, etc., deveria merecer mais atenção por parte das autoridades competentes. Afinal, também acessam Amarantina, por este local, centenas de automóveis e ônibus de turismo e de estudantes, que participam de nossos projetos sociais, todos constantemente expostos à um risco enorme, agravado pelo desproporcional trânsito de caminhões e carretas que transportam os produtos oriundos da pedreira. Também a merecer uma pronta ação do poder público a construção da nova ponte, neste mesmo local, com capacidade para mão e contra-mão, desafogando o gargalo que ali se forma, no encontro de 02 veículos.

Como sabemos, não há turismo sustentável sem que os pilares da segurança, da saúde pública, da acessibilidade, das comunicações, dos transportes, dentre outros, estejam muito sólidos. Infelizmente, este não é o caso de Amarantina, o que tem tornado ineficazes TODOS os nossos esforços, no sentido de alavancarmos e consolidarmos o movimento turístico e cultural do distrito.

Por este motivo, apelamos à todos aqueles que, a exemplo do saudoso vice-presidente, José de Alencar, que chegou a anunciar a construção do trevo, se interessam por este grave problema, como os Deputados Jaiminho Martins, Bilac Pinto e Saraiva Felipe, por exemplo. Acreditamos na viabilidade de uma solução conjunta entre DNIT e Prefeitura Municipal de Ouro Preto para a solução definitiva desta situação.

**Diretor do Museu das Reduções*

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook