Priorizando sonhos

26 de Agosto de 2016
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

O dia a dia na vida de todo ser humano o ensina lições que na maioria das vezes não são percebidas. Há necessidade de que a pessoa tenha uma aguçada perspicácia para aproveitar os ensinamentos que a vida lhe provê diuturnamente. A vida e o tempo são os melhores professores para o homem.

Muitas vezes, o aprendizado ao longo da vida não depende somente da inteligência da pessoa, mas, também, de sua capacidade de observação dos acontecimentos vivenciados, para estabelecer prioridades em seus projetos futuros.

Napoleon Hill, pensador e filósofo americano, disse certa vez que a maioria das pessoas só aprende as lições da vida quando a mão dura do destino lhe toca no ombro. Neste momento, elas olham para trás e veem quem não estabeleceram prioridades corretas para seus projetos de vida. Projetos são os sonhos que todos têm enquanto vivem nesta terra. Os mortos não sonham. Parar de sonhar é o início do fim de todo ser humano. A falta de sonhos é a causa da depressão em muitas pessoas. Esta é a razão de o Doutor Augusto Cury, eminente Conferencista e Escritor na área da Neurociência, aconselhar: nunca desista de seus sonhos pois sem sonhos a vida não tem brilho, sem metas os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades os sonhos não se tornam reais. Diz ele mais ainda: sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar os seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir.

Há, porém, que se considerar que, se existem pessoas que não sonham; há aquelas que têm muitos sonhos (projetos) em vista, e portanto, precisam de sabedoria para priorizar os mais importantes e os mais exequíveis, para melhor proveito do tempo.

Priorizar é fazer escolhas, o que exige bom senso, aprendizado anterior, bem como uma análise acurada das diversas possibilidades priorizáveis, e, uma capacidade que todos devem ter de tomar decisões, e isto depende da firmeza de caráter de cada um. Há sempre alguém que pensa, pensa e nada decide. Este não chega a lugar algum, pois quem nunca dá o primeiro passo não sai do lugar.

O Senhor Jesus Cristo ensinando sobre as prioridades da vida disse: buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas (Mt. 6:33). Priorizar o Reino de Deus é procurar veementemente e com toda intelectualidade entender os ensinamentos das Sagradas Escrituras, não somente para conhecê-las, mas, principalmente para obedecer aos preceitos divinos para o homem. Nisto consiste a justiça: obedecer a Deus, vivendo conforme a sua santa vontade. Jesus ensinando sobre o Reino de Deus disse que este não consiste de comida, bebida e nem de coisas materiais. Ele mesmo deu exemplo ao ser tentado no deserto. Quando o tentador lhe desafiou a transformar pedras em pães, após quarenta dias em jejum, Jesus respondeu: nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Mt. 4:3-4).

Ao buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, lendo com assiduidade a sua Palavra, o homem adquire conhecimento e instrução que vem do Alto para agir com justiça e para priorizar o que é melhor para a sua vida, e para a sociedade em que vive.

Muitos tomam caminhos diferentes daquele indicado por Jesus quando disse: eu sou caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo. 14:6). Estes norteiam sua trajetória de vida estabelecendo prioridades segundo o seu próprio coração, mas a palavra de Deus diz que o coração do homem pode fazer planos mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor (Pv. 16:1).

Alguns, desprezando os preceitos divinos para o homem, chafurdam-se no pecado vivendo uma vida dissoluta, priorizando seguir o curso deste mundo que jaz no maligno. Enveredam-se pelas vias das drogas, da prostituição, da corrupção e da mentira. Priorizam os prazeres que o mundo oferece pensando assim alcançar a paz que todos desejam. Estes precisam conhecer a palavra do Senhor Jesus que diz: deixo convosco a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo. 14:27). A paz que o Senhor Jesus oferece é real e eterna; a paz que o mundo promete é efêmera e transitória. É comum se ouvir que sonhar faz parte da vida, o que é uma grande verdade. O homem que sonha os planos de Deus para o mundo e prioriza viver conforme estes planos tem assegurado para si a paz e a felicidade prometidas por Jesus.

Estes planos, pode questionar alguém, onde estão?... A resposta é simples e direta: na Bíblia Sagrada. Lendo-a com afinco todos podem aprender a priorizar seus sonhos de forma a agradar ao Deus criador de todas as coisas. Do saber priorizar os sonhos depende as nuances de vida de qualquer pessoa. Esta é uma questão que deve ser considerada diligentemente por quem quer ter paz e felicidade em seu viver.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook