Turismo e Mineração em OP

20 de Maio de 2016
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

R. Koeppel (*)

Já escrevemos por duas vezes nesta coluna sobre o tema em referência. Acreditamos, como antigos bons mineiros, que “Água mole em pedra dura, tanto bate até que... fura” e jamais na versão mais moderna “... até que a água... acaba”.

Nos últimos 10 dias coisas incríveis passaram pela nossa vida, acho-nos ânimo para voltar ao tema. Quiçá até abrir discussões com outras pessoas que, como nós, gostam muito de Ouro Preto.

Pois estamos nos aproximando das eleições, quando sangue novo circulará e novas ideias poderão ser discutidas e, quem sabe, mudar o rumo das coisas que nos afetam.

Acompanhamos um jovem numa viagem a um outro país... País? Sim, bem perto da gente. Onde existem milhares de turistas ávidos por passeios e bons momentos em lugares bonitos, com boa receptividade, boa comida, boa hospitalidade, histórias, etc. Eles até falam nosso idioma, português. Conversamos com muita gente, vimos muitos sucessos resultantes de trabalhos bem organizados.

Veja que dissemos “perto” e não “longe” daqui. Pois as características que listamos, todas elas também são bem típicas de nossa região. O que pode ter gerado uma imagem a nosso favor.

Só que, conversando com muitos turistas - finalmente estávamos em viagem de estruturação de turismo em quase uma dezena de municípios num país rico perto daqui - ficou claro que eles viajam muito, mas poucos já vieram a Ouro Preto. Já ouviram falar...

Que país é este? Antigamente os moradores de lá já tiveram muito envolvimento conosco. Ficaram muito ricos, pois levaram boa parte do nosso ouro para lá. São pessoas com quem podemos aprender como proteger as nossas coisas boas e gerar renda. E eles só têm um diferencial: organização!

O país se chama São Paulo. E lá, claro, eles decidem... E avançam...

Mas, tivemos uma surpresa! Eles contrataram a empresa de um jovem mineiro que esta organizando tudo por lá. Vamos relatar em próximos artigos o que vimos por lá.

Ouvimos de vários prefeitos, empresários e populares como estão gratos ao avanço positivo dos diversos projetos. Isto num momento que nosso país parou! Ver e ouvir isto foi muito gratificante.

Finalmente, turismo gera renda e emprego de forma permanente e crescente. Dá um pouco mais trabalho para se organizar do que mineração. Mas, como se dizia anos atrás, “minério não dá duas safras”. Bento Rodrigues que o diga...

Já turismo é uma coisa que toca o coração da gente e também toca o nosso bolso. Não restam, depois, apenas os buracos e os rios e sonhos destruídos! E, somente se tivermos muita sorte, restarão apenas alguns poucos, ricos.

Quiçá, se você contatar-nos, via e-mail, com ideias e críticas poderemos caminhar juntos, levando Ouro Preto ao patamar que permita a todos, moradores, autoridades, guias turísticos e turistas, terem aqui muitas oportunidades de negócios e de prazer.

É impossível conhecer OP numa única visita! Há mais de 60 anos estamos envolvidos aqui. E precisaremos de mais 120 para conhecer menos da metade! Só conseguiremos isto com sua ajuda.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook