Uma lenda de Natal

02 de Dezembro de 2016
Valdete Braga

Valdete Braga

Conta a lenda que, em uma noite de Natal, um anjo apareceu a uma família muito rica e falou para a dona da casa: “esta noite o Senhor Jesus virá visitar a tua casa!”.

A senhora ficou entusiasmada. Preparou um excelente jantar para receber Jesus. Encomendou assados, conservas, saladas e vinhos importados.

De repente, tocaram a campainha. Era uma mulher com roupas miseráveis, com aspecto de quem já sofrera muito. - senhora - disse a pobre mulher - será que não teria algum serviço para mim? Tenho fome e tenho necessidade de trabalhar.

  • Ora bolas! - retorquiu a dona da casa - Isso são horas de me vir incomodar? Estou muito atarefada com um jantar para uma visita importante.

A pobre mulher retirou-se. Um pouco mais tarde, um homem, sujo de óleo, veio bater-lhe à porta - senhora - disse ele - o meu caminhão avariou aqui mesmo em frente à sua casa. Posso usar o seu telefone?

A senhora, como estava ocupadíssima em limpar as pratas e lavar os cristais, ficou muito irritada - Você pensa que minha casa é o quê? Vá procurar um telefone público e não me incomode.

E a anfitriã continuou a preparar o jantar: abriu latas de caviar, colocou o champanhe no frigorífico, escolheu, na adega, os melhores vinhos e preparou os coquetéis.

Nesse momento, alguém lá fora bate palmas. “Será que agora é Jesus?” - pensou ela, emocionada. Mas decepcionou-se: era um menino de rua, sujo e mal vestido - senhora, estou com fome. Dê-me um pouco de comida!

  • Como é que eu te vou dar comida, se nós ainda não jantamos? Volte amanhã, porque esta noite estou muito atarefada... não posso te dar atenção.

Finalmente o jantar ficou pronto. Toda a família esperava, emocionada, o ilustre visitante. Entretanto, as horas foram passando e Jesus não aparecia.

Cansados de tanto esperar, começaram a tomar aqueles coquetéis especiais que começaram a fazer efeito nos estômagos vazios, até que o sono fez com que se esquecessem dos frangos, assados e de todos os pratos saborosos.

De madrugada, a senhora acordou sobressaltada e, com grande espanto, viu que estava junto dela o anjo - será que um anjo é capaz de mentir? - gritou ela - Eu preparei tudo esmeradamente, aguardei a noite inteira e Jesus não apareceu. Por que é que você fez essa brincadeira comigo?

  • Não fui eu que menti... Foi você que não teve olhos para enxergar - explicou o anjo - Jesus esteve aqui em sua casa três vezes: na pessoa da mulher pobre, na pessoa do motorista e na pessoa do menino faminto, mas a senhora não foi capaz de reconhecê-lo e acolhê-lo em sua casa.
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook