Uma pedra no caminho

23 de Setembro de 2016
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

Na primeira metade do século XX surgiu no meio artístico e literário brasileiro um movimento cultural denominado Modernismo. Isto aconteceu em um momento de insatisfação política que propulsionava greves e protestos populares em toda a nação. Foi neste contexto que em 1902, em Itabira, cidade provinciana de Minas Gerais, nasceu um ícone da poesia modernista: o poeta e pensador Carlos Drummond de Andrade. Em 1924, com apenas 22 anos de idade, ele compôs um poema que se tornou emblemático no palco existencial de todos os homens. Um poema curto e grave. Um poema que fala da pedra no caminho de todas as pessoas. Este foi publicado quatro anos mais tarde, em julho de 1928, pela Revista Antropofagia, e diz o seguinte: “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho/ No meio do caminho tinha uma pedra/ Nunca me esquecerei deste acontecimento na vida de minhas retinas fatigadas/ nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra/ tinha uma pedra no caminho, no meio do caminho tinha uma pedra”.

Este poema de Drummond ocasionou uma grande polêmica na época entre os críticos literários: alguns o consideravam uma obra de gênio; outros, fruto de um momento de estupidez. O fato é que esta obra ficou famosa no mundo literário e elevou seu autor aos píncaros da fama como escritor, poeta e pensador.

No meio do caminho tinha uma pedra. É muito representativo este poema para todos aqueles que querem caminhar nesta vida, traçando suas trajetórias que nem sempre são fáceis de percorrer. Não só uma pedra, mas muitas pedras se encontram no caminho do andante. As pedras são as dificuldades, os problemas, as tentações e os reveses da vida. Não há quem deles viva livre. O Homem precisa ter sabedoria para discernir o que fazer com as pedras que, indefectivelmente, encontrará em seu caminho. Para evitar tropeçar nas pedras é sempre aconselhável ouvir a sabedoria das Escrituras antes de agir ao encontrar uma pedra no caminho. Têm-se muitos exemplos de atitudes inteligentes e sábias de vários personagens conhecidos: O Senhor Jesus ao ser confrontado pelo tentador no deserto após quarenta dias de jejum e com fome, conforme informa o evangelho de Lucas (Lc4:1-4) estava diante de uma pedra. O tentador lhe disse: Se és Filho de Deus dize a esta pedra que se transforme em pão. Mas Jesus lhe respondeu dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Jesus estava naqueles dias iniciando o seu ministério público. Acabara de ser batizado por João Batista no Rio Jordão, nas proximidades de Jericó. Na primeira lição que Jesus deixa para a humanidade uma pedra é usada pelo tentador como instrumento de tentação. Mas Cristo age com prudência e sabedoria, obedecendo à palavra de Deus e dizendo que é da palavra e pela palavra de Deus que o homem viverá.

De Deus vem toda sabedoria para o homem lidar com as pedras no meio do caminho. Não são as pedras os problemas. Na maioria das vezes os problemas são as atitudes erradas tomadas diante das pedras encontradas no meio do caminho. As pedras podem ser bênçãos em muitos casos: podem ser usadas pelo construtor para edificar uma casa onde abrigará sua família; podem ser usadas como assento no descanso dos peregrinos exaustos; podem ser usadas como matéria prima para o artista, como fez Antônio Francisco Lisboa, o aleijadinho, vértice máximo da torêutica barroca mineira, ao esculpir suas obras muito admiradas. As pedras podem ainda ser usadas na guerra como a usou, pela fé, Davi ao vencer o gigante Golias; podem ainda oferecer um caminho, o caminho das pedras, para solução de questões difíceis com as quais todos se deparam.

Pelos judeus Jesus foi considerado pedra de tropeço mas Ele foi feito por Deus a pedra angular da Igreja. A pedra angular é a que sustenta o peso da construção. Jesus é o sustentáculo da Igreja. Enganam-se aqueles que acreditam que a Igreja de Cristo é sustentada por um nome humano.

Jesus disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida. No caminhar com Jesus certamente encontrar-se-ão muitas pedras, mas Ele dará força e sabedoria ao homem para agir com a resiliência necessária em cada circunstância. Ele não tira as pedras do caminho, mas capacita àquele que com Ele caminha para vencer a dureza da pedra, a frieza da pedra, a rudeza da pedra, o desamor da pedra, o escárnio da pedra e todo o sofrimento que a pedra causa, pois sabe-se que no meio do caminho sempre tem uma pedra. Sempre tem uma pedra no meio do caminho, mas Jesus é o descanso para todos os cansados e oprimidos que a Ele se achegam com fé e perseverança. Jesus, que para muitos é pedra de tropeço, é a Rocha de Salvação para aqueles que n'Ele confiam. Vale a pena caminhar com Jesus neste mundo cheio de pedras no caminho. Experimente...

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook