Vamos mudar de canal

24 de Janeiro de 2012
Valdete Braga

Valdete Braga

Há doze anos é a mesma coisa. Aliás, onze anos, porque o primeiro eu assisti. Assim que começam as propagandas sobre mais um programa Big Brother Brasil já vou avisando: “não quero nem conhecer os personagens”. Mas não tem jeito. Embora eu me recuse a assistir ao programa, alguns fatos são tão divulgados que só quem more em uma caverna, não leia jornal, nem tenha internet consegue ficar por fora.

Mas essa última do BBB12 extrapolou todos os limites. Essa história do suposto (ou não) estupro ocorrido na casa... tenham dó! Não conheço os personagens, não vi o fato e não tenho pay per view. Mas eu vivo e basta estar vivo para saber que o nome do rapaz é Daniel e o da moça Monique. De minha parte, só sei isso.

E exatamente por não saber e nem querer, não posso julgar. Fala-se em bebedeira, edredon, li num site que a moça estava dormindo... outro disse que é racismo porque o suposto (ou não) agressor é negro... cada coisa!

O que aconteceu lá dentro só eles sabem. E a produção do programa, é claro. Agora o rapaz foi expulso. Fica a pergunta que não quer calar: se aconteceu, por que deixaram? Estupro é crime e crime dos mais hediondos. Se a produção assistiu a tudo passivamente (caso seja verdade) e agora expulsou o rapaz, não seria ela (a produção) cúmplice do crime?

Não sou advogada, não posso falar com tanta propriedade, mas por que quando a agressão (sim, esteja a vítima acordada ou dormindo, estupro é agressão) começou, a produção que estava “dando uma espiadinha” como convida os telespectadores a fazerem, não interferiu e impediu? Segundo li, não sei se procede, o ato durou sete minutos. Pelo amor de Deus! Já tem até vídeo na internet. Suposto (ou não) estupro em rede nacional, sem ninguém fazer nada?

Alguns estão agora falando em racismo. Repito: não dá prá avaliar sem ter certeza, mas se aconteceu, seja o moço preto, branco, amarelo ou azul, o crime é o mesmo.

Outros, mais machistas, dizem que a moça não devia ter bebido tanto a ponto de não saber o que lhe aconteceu. Concordo. Não devia mesmo. Mas isto não justifica. Seja o que quer que tenha acontecido, a minha opinião nisso tudo é a seguinte: os telespectadores é que deveriam expulsar este programa de suas vidas. Que tal mudarmos de canal?

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook