Violência chama violência

23 de Junho de 2015
João de Carvalho

João de Carvalho

ESTAMOS atravessando uma fase muito violenta na sociedade atual. As causas são igualmente as mais diversas. Os personagens que compõem o crime carregam todas as feições humanas. Adultos, jovens e adolescentes formam o substrato dos agentes do crime. As formas de eliminação da vida se multiplicaram, tomando as mais variadas formas materiais: arma de fogo, arma branca, venenos, mãos que sufocam. A sociedade está vivendo um momento de incerteza e angústia. Seus membros (as famílias e as pessoas) assistem o avanço constante da criminalidade desenfreada. Em todos os lugares ressente-se pela falta de segurança. Não se respeita nem escolas, nem igrejas. A alegação de muitos criminosos é absolutamente infundada. Ataca-se sem motivo, ceifa-se a vida, viola-se o princípio do direito de uma existência tranquila. Há crimes, muitas vezes, sem motivo algum. Há criminosos de todas as idades. O chamado “De menor”, muitas vezes, alia-se à vontade ao comando de criminosos inveterados.

A DROGA, nas suas mais diversas formas, alimenta a vontade criminosa dos jovens, atirando-os no lamaçal da violência contra a vida. O eixo do crime está saindo dos grandes centros para as pequenas cidades. Há o mau exemplo de homens que ocupam certos cargos, que desrespeitam a moral e a ética profissional. Homens (mulheres) que ocupam o poder, com o fim específico de lesar a Nação, apropriando-se de altos valores, criminosamente. Aí estão, para nossa vergonha, figurões dos escândalos do Mensalão e do Petrolão, além de outros anteriores, sendo processados por todos os crimes de lucro ilícito, há anos! Notável parte pertence ou pertenceu à alta corte da Nação. É uma vergonha, difícil de ser esquecida; aturada nunca! O Brasil tem um povo honesto, com administração desonesta. Mudar é preciso, é necessário, imprescindível. A violência chama violência. As televisões mantêm programas especializados em noticiar exclusivamente sobre atos e ações criminosas, todos os dias, por três ou mais horas. Todas são alimentadas por crimes de todas as espécies e intensidades. Comentaristas hábeis na transmissão e amostragem dos fatos criminosos diários. A causa é que produz o efeito. É possível, é preciso, é imprescindível uma mudança. Alguns homens que ocupam a alta cúpula não podem, com seu comportamento antiético, antimoral, continuar alimentando a nossa juventude com seu comportamento corrupto e corruptível. As palavras passam, os exemplos arrastam, quer para o bem, quer para o mal. Está difícil tolerar a situação atual de violência. Não há limites para a prática do mal. O inimigo está por todos os lados, sem a devida e urgente contenção.

EM SUMA: “O homem, quando perfeito, é o melhor dos animais, mas é também o pior de todos quando afastado da lei e da justiça, pois a injustiça é mais perniciosa quando armada, e o homem nasce dotado de armas para serem bem usadas pela inteligência e pelo talento, mas podem sê-lo em sentido inteiramente oposto. Logo, quando destituído de qualidades morais, o homem é o mais impiedoso e selvagem dos animais, e o pior em relação ao sexo e à gula”.(Aristóteles). Pelo princípio filosófico de causa e efeito, onde há fumaça há fogo, podemos concluir que o uso da violência provoca violência. Isto não é bom para uma democracia, sendo que a nossa renasceu há 30 anos. Precisa ser consolidada.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook