Você é chefe ou líder?

01 de Julho de 2016
João de Carvalho

João de Carvalho

QUEM, na vida ordinária, não esteve ou não esteja sob as ordens destes personagens, no dia-a-dia de suas habituais ocupações. Chefe é aquela pessoa que dirige, comanda ou exerce a maior autoridade. Os verbos que expressam as funções desta pessoa são de entonação forte, incisiva e crescente. Retratam com clareza, as características das atitudes funcionais do comandante. Designam direção, ordem e autoritarismo. Se não forem bem concebidas e executadas, o chefe pode, até ofender a sensibilidade, a educação, o espírito daqueles que lhe são submissos ou inferiores, gerando um impasse entre os sentimentos comuns a ambos. As consequências indesejadas são: o melindre, a raiva, a revolta e até mesmo o revide e a vingança! Daí caracterizar-se o Chefe como aquele que supervisiona apenas, que centraliza o poder; que só manda, que é temido, que é partidário.

Por outro lado surge a figura do Líder, como contraponto ao Chefe, porque facilita os processos e procedimentos; delega possíveis poderes; constrói relacionamentos, é respeitado e admirado, sempre agindo como verdadeiro agregador de ideias!

O PROFESSOR Mário Grieco, dissertando sobre o Executivo, assim concebe a imagem, a figura, a atitude do vencedor ou seja, do verdadeiro líder: “1 – Agrega valor ao negócio, ao ambiente de trabalho; 2 – Desafia os obstáculos; 3 – Não se acomoda nem mesmo no Sucesso; 4 – Busca novos desafios; 5 – Faz tudo da melhor forma possível; 6 – Tenta conseguir, pela perseverança; 7 – Remove barreiras; 8 – Concentra-se nas prioridades; 9 – Demonstra flexibilidade; 10 – Tem pensamento horizontal; 11 – Evita burocracias; 12 – Trabalha muito e bem; 13 – Sabe dividir as boas práticas; 14 – Colabora com todos; 15 – Promete só o que sabe e pode cumprir; 16 – Gosta de aprender; 17 – Ousa, pensa, estuda ‘fora do quadrado’; 18 – Procura superar seus objetivos; 19 – Compara sua performance com a do melhor; 20 – Baseia-se em fatos e argumentos; 21 – Não abre mão de seus instintos na tomada de decisões; 22 – Não gasta tempo se lamentando; 23 – Prefere investir seu tempo na busca de soluções; 24 – Responde com rapidez e prontidão; 25 – Trabalha em plano de ação tangível para superar a competição; 26 – Preza por boas amizades; 27 – Tem grande facilidade de lidar com todos; 28 – Energiza, cria estímulo e entusiasmo na equipe; 29 – Gera um ambiente otimista inovador e disposto a arriscar”.

EM SUMA, trabalhar num ambiente saudável, onde haja harmonia entre comandante e comandados; entre patrão e empregados; entre chefe e operários; entre líder e liderados, onde haja comando, respeito, compreensão, é sinal de rendimento e justa sintonia de interesse. Quem lucra incondicionalmente é a empresa, com resultados positivos para todos.

Portanto, seja você, nestas circunstâncias, mais líder que chefe, tornando-se vencedor desta relação “superior e subordinado”. Você, verdadeiro líder, é sempre um vencedor porque “enxerga” uma resposta para cada problema.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook