A primeira de Minas Gerais em transparência

Mariana,
23 de Junho de 2017

Mariana sai na frente e é a primeira cidade do estado a transmitir, ao vivo, os processos licitatórios do município

Confirmando o compromisso com a transparência, a Prefeitura de Mariana é a primeira do Estado de Minas Gerais a implantar um sistema que permite o acompanhamento em tempo real, ao vivo, via internet, de todos os processos licitatórios realizados pela administração municipal. A inovação atende determinação do prefeito Duarte Júnior, que acionou o link que disponibilizou, no portal da prefeitura, imagem e áudio da primeira licitação transmitida ao vivo. Além de Mariana, no país, apenas cidades de grande porte como Florianópolis, Paraíba e São Paulo disponibilizam a transmissão ao vivo das licitações.

“A total transparência dos atos públicos é um dos objetivos da nossa administração. O verdadeiro Estado Democrático de Direito passa pelo acesso irrestrito a todos os dados da administração pública. Todos os interessados poderão acompanhar a abertura dos envelopes pelo site oficial da Prefeitura. As transmissões também serão gravadas e serão disponibilizadas aos interessados após o término. Um grande passo que estamos dando, sendo a primeira do nosso Estado a lançar esse sistema. Aqui, priorizamos a transparência com o nosso cidadão”, disse o prefeito Duarte Júnior.

O secretário de Planejamento e Gestão, Marlon Figueiredo, destacou que a gestão moderna exige que seus atos sejam cada vez mais transparentes e enfatizou a enorme importância deste marco para a atual administração. “Ato muito importante e único. Amparados por lei, qualquer pessoa ou empresa que atenda os requisitos pode participar das licitações e com a ajuda do novo canal, nunca antes disponibilizado por outras gestões, a Prefeitura de Mariana amplia o princípio da transparência dos trabalhos realizados no Poder Executivo”, ressaltou.

Uma das mais transparentes – A Primaz de Minas é considerada umas das cidades mais transparentes do país, de acordo com o ranking divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF). O município obteve o índice de transparência 7,0, subindo 254 posições, superando a média nacional (5,15). Esse ranking mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência e de acesso à informação, em uma escala que vai de zero a 10. Agora, com a implantação do sistema de licitação online, esse índice deverá aumentar consideravelmente, segundo o prefeito Duarte Júnior. “O nosso objetivo é subir muito nesse ranking do Ministério Público. Aqui priorizamos a transparência e vamos seguir assim. O cidadão merece respeito”, afirmou.

Administração pública nas redes sociais – Além das transmissões ao vivo através do site da prefeitura, as licitações também poderão ser acompanhadas através da rede social Facebook, hoje uma ferramenta amplificadora de informação de fácil acesso. Acesse mariana.mg.gov.br e facebook.com/planejamentoegestao e fique por dentro das ações do município.

Ação repercurte entre cidadãos – O lançamento do sistema de licitação online repercutiu também entre os cidadãos marianenses. A estudante Layana Silva reforçou o ato como pioneiro na região e no estado. “Acho que quando o objetivo é fazer sempre o melhor, não tem o que esconder. Por isso gostei da ação. Precisamos mais disso em nosso país. Bela iniciativa”, disse. Já o comerciante Luiz Antônio Pedrosa, de Cachoeira do Campo, esteve em Mariana e parabenizou a atitude da administração. “Transparência, honestidade e seriedade com a coisa Pública em qualquer nível. Isso é essencial. Muito importante porque mostra transparência da gestão”, ressaltou.

A primeira de Minas Gerais em transparência - Foto de Raíssa AlvarengaA primeira de Minas Gerais em transparência - Foto de Raíssa AlvarengaA primeira de Minas Gerais em transparência - Foto de Raíssa Alvarenga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook