Câmara de Mariana homenageia professores, destaques sociais e culturais

Mariana,
21 de Outubro de 2016

Na noite do dia 15 de outubro, Dia do Professor, a Câmara de Mariana homenageou 30 profissionais da rede de ensino com a comenda do Mérito Educacional Professora Naná Moysés – edições 2015 e 2016. A homenagem é um reconhecimento do Poder Legislativo à contribuição dada ao fortalecimento da área da Educação por meio da dedicação à arte de lecionar.

Para a professora Magna Machado, que discursou em nome dos homenageados, há um significado ímpar em ter seu trabalho reconhecido. "Ser um professor é plantar sementes para o futuro. É plantar uma atitude de dignidade, de justiça, de democracia, de amor e de inclusão”, relata a professora. “Eu seria uma profissional incompleta se eu não fosse uma professora", declara Magna.

A Câmara também concedeu as comendas do Mérito Social Monsenhor Vicente Diláscio e Mérito Cultural Padre José Dias Avelar para pessoas e entidades que se destacam no município por meio da arte e por benfeitorias ao próximo.

A edição 2015 da comenda do Mérito Social foi entregue ao Senhor José da Cruz Rodrigues Vieira pelo seu trabalho à frente das Obras Sociais Monsenhor Horta, do Lar Comunitário Santa Maria, do Centro Promocional Cônego Renato, da Casa da Criança Jesus, Maria e José e da Casa da Sopa Tia Lica. A edição 2016 da homenagem foi para a Sociedade São Vicente de Paulo, representada pelo seu presidente Elton Gomes de Freitas. De acordo com Elton, a Sociedade iniciou suas atividades em Mariana em 1890 com sua primeira Conferência de Nossa Senhora da Conceição. Ele destaca que esse reconhecimento é muito importante para a entidade, que, mesmo com recursos escassos, atua junto às pessoas mais necessitadas e carentes.

A Câmara homenageou Firmino Francisco Assunção com a edição 2015 da comenda do Mérito Cultural Padre Avelar. Ele foi o fundador da Sociedade Musical São Sebastião há 70 anos. Firmino dedicou-se à música e é um grande incentivador de crianças e adolescentes à ingressar nesta arte de cultura e lazer. Com a edição de 2016 foi homenageado o artista Elias Layon, reconhecido nacionalmente pelas suas inúmeras obras de santos, oratórios, pintura de imagens e paisagens na expressiva arte do Barroco Mineiro nas técnicas das artes Renascentista e Novecentista. Para ele, que realiza um trabalho de difusão da cultura e do patrimônio de Mariana pelo Brasil, “receber essa homenagem da primeira Câmara do Estado de Minas Gerais é muito gratificante e ao mesmo tempo isso traz para o artista uma responsabilidade muito maior”, destaca Elias.

O vereador José Jarbas (PTB) proferiu o discurso em nome do Legislativo e destacou o momento de congratular os professores que, segundo ele, “são a mola propulsora do país e isso transforma as comunidades. É uma responsabilidade enorme cuidarmos de nossa educação, em especial em momentos de crise, tendo uma atenção diferenciada com a área, porque é ela que transforma nossa realidade e isso é muito gratificante”, afirma o vereador.

Para o presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas (PHS), é uma honra para a Câmara reconhecer trabalhos bem desenvolvidos em nosso município.

“Fazer essa homenagem aos profissionais das áreas de Educação, Social e Cultural é mais do que justo e a Casa fica agradecida por esta oportunidade”, ressalta Freitas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook