Com o tema “O Brasil”, Fórum das Letra homenageia o escritor Murilo Rubião

Ouro Preto,
11 de Novembro de 2016

Questões literárias e contemporâneas, autores e leitores têm um encontro marcado em Ouro Preto para o Fórum das Letras, que movimentará a cidade até o dia 15. Com o tema “O Brasil”, o evento reunirá dezenas de convidados em uma programação intensa e gratuita, composta por debates, exposição, performances artísticas e exibição de filmes. Na pauta estarão discussões sobre a produção literária, a cultura, o atual contexto político e de resistência e também a forma como o país é visto no exterior, entre outras questões. Esta edição do evento terá como patrono o escritor Murilo Rubião, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano.

Em 2016, o Fórum das Letras conta com parceria cultural do Sesc. “Em primeiro lugar consideramos o Fórum um dos eventos literários de Minas Gerais de maior significação. Desse modo, é com muita alegria que estamos participando desta edição, com programação no Fórum das Letrinhas, voltada para o público infantil, reforçando as mesas de debates, e incorporando atividades literárias desenvolvidas pelo Sesc Palladium que já possuem repercussão em BH, como é o caso do projeto Caro Leitor. Destaco também os nove cortejos das culturas populares tradicionais da periferia de Ouro Preto que estamos trazendo para o centro histórico da cidade. É muito importante que este diálogo se estabeleça e que a cultura seja uma forma de estreitar os laços entre a periferia e o centro” destaca o gerente de Ações Culturais do Sesc, Jorge Cabrera.

A opinião é reforçada pela coordenadora geral e curadora Guiomar de Grammont. “O Fórum das Letras continuará ressaltando manifestações e gêneros literários representativos da imensa diversidade cultural que caracteriza o Brasil. Além disso, denunciando o abismo social que nos caracteriza, colocaremos em debate os baixos índices de leitura da população, com a consequente distribuição desigual das oportunidades para os escritores brasileiros. O evento persistirá, mais do que nunca, na tarefa de formar mais leitores para reduzir as desigualdades em nosso país através da educação e da cultura. Por isso, nossa proposta é falar das fraturas, dos silêncios, das escritas que contam outras histórias de outros brasis. Enfim, colocar em cena vozes que não encontram expressão nos veículos de publicação, divulgação e circulação hoje disponíveis”, define a coordenadora geral e curadora, Guiomar de Grammont. O Fórum das Letras é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com patrocínio da Caixa e CBMM e parceria cultural do Sesc.

A programação do Fórum das Letras de Ouro Preto é inteiramente gratuita e será dividida em eixos temáticos: Programação Principal, Ciclo Jornalismo e Literatura, Cine Clube Futura. Paralelamente ao Fórum das Letras, o Sesc realiza o Fórum das Letrinhas.

Mais informações e a programação completa em: forumdasletras.com.br

O Cineclube Futura

Durante o Festival, o Cine Vila Rica vai receber o Cineclube Futura, mostra de documentários especialmente pensada para educadores, estudantes e moradores da região, com temas que vão desde direitos dos povos indígenas, conflitos de origem étnica e racial às novas questões de gênero e seus desafios, dentre outros. O Canal Futura é responsável pela curadoria dos filmes, que concilia a programação da tela da TV com ações de mobilização extramuros.

As exibições serão seguidas de rodas de conversa, com sessões às 14h30, 16h30 e 18h30.

Participação da Editora Positivo

Na sexta-feira (11), os escritores da editora Positivo, Nelson Cruz e Marilda Castanha, participam do Ciclo Jornalismo e Literatura no anexo do Museu às 10h 30. Os escritores irão comandar os debates da Mesa: Murilo Rubião e o suplemento literário de Minas.

Fórum das Letrinhas

Com uma programação voltada para o público infanto-juvenil, o Sesc realiza o Fórum das Letrinhas e ocorre simultaneamente ao Fórum das Letras. O Sesc preparou uma ampla programação até o dia 15 em diversos endereços. Entre as atividades estão oficinas, espetáculos teatrais e contação de histórias. Tudo gratuito. As inscrições para as oficinas devem ser feitas no local e horário em que as atividades serão realizadas. As ações têm apoio do Departamento Nacional do Sesc.

O encerramento acontece na Praça Tiradentes, às 11h com um bate-papo com o escritor Daniel Mundukuru, autor do livro Olhar indígena.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook