Cooperouro fecha unidade do bairro Cabeças

Ouro Preto,
06 de Outubro de 2017

Supermercado Farid é o novo representante do local. Ainda não há previsão de inauguração

Depois de quatro anos em funcionamento, a Cooperouro anunciou o fechamento da unidade que fica no bairro Cabeças. O comunicado foi publicado na página da cooperativa no dia 30 de setembro.

Segundo a assessoria de comunicação, a decisão foi tomada em sintonia com as deliberações aprovadas pelos 55 Cooperados presentes na Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 10 de março de 2017. “O anúncio só foi feito agora devido ao modelo de negociação com o novo operador, onde ficou acordado entre as partes que o anúncio só se daria após a finalização do negócio”, explicou. A Cooperouro possui cerca de 30 mil associados.

Sobre os funcionários da unidade Cabeças, 63 empregados diretos, a Cooperativa informou que o novo representante mostrou interesse em recontratar. “O problema é que vamos perder os nossos benefícios e o salário também será reduzido”, conta um ex-funcionário.

De acordo com a Cooperouro, o motivo do fechamento é a desaceleração da economia local, o que prejudicou o processo de expansão, que se iniciou em 2011, com a abertura de três filiais, sendo Mariana inaugurada em 2012, Cabeças 2013, e a de Ponte Nova em 2014. Quando idealizadas, as novas lojas da Cooperouro projetavam um determinado faturamento. Essa arrecadação seria apropriada para honrar os empréstimos adquiridos, possibilitar o pleno funcionamento das lojas e ainda, buscar resultados positivos. Com a desaceleração na economia local, a partir de 2015, o patamar mínimo de faturamento não foi atingido, enquanto os compromissos financeiros a quitar cresciam. Um diagnóstico financeiro foi feito sobre a Cooperativa, no final de 2016, e previa a necessidade de a Cooperouro aumentar recursos financeiros, sem custo adicional. A situação foi apresentada à AGO e proposta duas situações: a chamada de capital (quando os cooperados são chamados a recapitalizar a Cooperativa) ou a venda de ativos. A segunda proposta foi aprovada pelos Cooperados e desde então a Cooperouro foi ao mercado buscando a melhor alternativa financeira para o negócio”, justificou.

O supermercado Farid é o novo empreendedor do local, mas ainda não há previsão de inauguração.

Cooperouro fecha unidade do bairro Cabeças - Foto de Michelle BorgesCooperouro fecha unidade do bairro Cabeças - Foto de Michelle Borges
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook