Entrevista: Rildo Xavier de Morais, o Rildox

Itabirito,
20 de Abril de 2012

Há dois anos e meio à frente da Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura de Itabirito, o vice-prefeito de Itabirito, Rildo Xavier de Morais (PT) o Rildox, deixou o cargo para atender à determinação da justiça eleitoral. Em entrevista ao O LIBERAL, ele destaca que foi desafiador aceitar o convite para comandar uma das pastas mais importantes e estratégicas para a administração municipal, haja vista os problemas de ordem administrativa, financeira e jurídica, que teriam sido encontrados. “Apesar das dificuldades e problemas que encontramos quando assumimos, o balanço foi extremamente positivo em menos de dois anos e meio de gestão”.

De acordo com o vice-prefeito, “as ruas e estradas do município estavam em situação precária e sem infraestrutura urbana”. Sobre o modelo de gestão adotado, o vice-prefeito frisa que privilegiou um trabalho de parcerias e em conjunto com os demais setores da prefeitura. “Isso garantiu melhorias importantes para a cidade na área da educação, saúde, desenvolvimento econômico e social”. Em relação a sua participação no pleito municipal, motivo de seu afastamento do cargo, Rildox informou que “está como pré-candidato e à disposição do grupo do prefeito Manoel da Mota”.

Confira a entrevista:

O LIBERAL: Você foi vereador por dois mandatos. Qual foi a importância de sua trajetória para o seu trabalho junto à Secretaria de Obras?
Rildo Xavier: Minha iniciação na vida pública começou como líder estudantil em Itabirito. Em 2000, fui eleito o primeiro vereador do PT em nossa cidade, o que me honra muito. A partir de 2004, atuei como líder da oposição no legislativo, engajando-me em causas importantes e que agora resultam em grandes benefícios para a população. Durante o mandato, ainda fui responsável por ações de inclusão digital e de suporte ao cidadão na área previdenciária, além de cursos de corte e costura, pintura e estímulo à coleta seletiva de lixo. Nas eleições de 2006, lancei-me na disputa pelo cargo de deputado federal, sendo desde então o candidato mais votado na história de Itabirito. Aceitar o convite do prefeito Manoel da Mota para assumir a secretaria, com os problemas e os desafios inerentes à pasta, não foi tarefa fácil, mas gratificante. No executivo, o desafio é enfrentar e resolver os problemas. No legislativo, basta apontar estes problemas, para que outro faça. Ser um administrador público sempre nos exige atualização, dinamismo e comprometimento e a experiência nos “dois lados do balcão” nos permitiu também enxergar que os poderes são fundamentais e complementares em prol do cidadão.

OL: Quais foram os problemas encontrados e o grau de dificuldade em resolvê-los durante este período?
RX: A máquina pública como um todo foi altamente prejudicada por problemas herdados da gestão anterior, como as dívidas previdenciárias e as irregularidades verificadas em várias ações. Nestas condições, a secretaria foi sacrificada, cortamos investimentos para “colocar a casa em ordem” e recuperar a normalidade. Apesar destas dificuldades, o balanço de nossa gestão foi extremamente positivo, ante um período de menos de dois anos e meio. Além disso, todas as obras, mesmo as que não foram iniciadas por nossa gestão, serão concluídas até dezembro de 2012, como é o caso da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps, antiga UBS) Central, o Conjunto Habitacional do bairro Gutierrez, paralisado há cerca de quatro anos, além do Poliesportivo do bairro Santa Rita. Isso prova que a atual administração está realmente preocupada com a melhoria da qualidade de vida da população.

OL: Que obras serão concluídas este ano?
RX: Diversas obras estão em andamento como os 25 km de pavimentação e infraestrutura nos bairros Portões, Quinta dos Inconfidentes, Meu Sítio e nos distritos de São Gonçalo do Bação, Córrego do Bação e Ribeirão do Eixo. A população contará até o final deste ano com uma moderna e nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com serviços do SAMU, heliporto e capacidade de expansão, além da Uaps do Santa Rita; Senai no bairro Santa Efigência; escola e poliesportivo do bairro São José e a ampliação da sede do Cras, no bairro Cardoso. Deixamos ainda um processo pronto para a recuperação de todas as estradas vicinais, atendendo a um anseio antigo da população da zona rural. A secretaria teve papel preponderante na vinda da fábrica da Coca-Cola, nas expansões da Delphi e da Vale e na implantação do distrito industrial do Marzagão. Vale destacar que o trabalho de parcerias e em conjunto com as demais secretarias e setores estão garantindo essas melhorias permanentes na área da educação, saúde, desenvolvimento econômico e social.

OL: Quais são as obras que já estão trazendo melhoria na qualidade de vida da população?
RX: Destaco a construção das praças na Saudade e na Rua Sempre Viva, a ampliação da sede da Associação da Vila José Lopes e do Belo Vista, reforma e ampliação de seis creches, além da construção de outras duas, criando-se 600 novas vagas. Reformamos a Policlínica do bairro Santa Efigênia; pintamos quadras, escolas e prédios públicos, além da construção de muros de contenção, pontes, passeios e praças. Fizemos o alargamento das ruas em frente à Praça das Bandeiras, no bairro de Lourdes e a construção de trevo no Bela Vista, que melhoraram a acessibilidade urbana. Na área rural, recuperamos diversas estradas vicinais. Enfim, foram ações que já estão beneficiando a população.

OL: Você se desincompatibilizou para participar das eleições de outubro. Quais são suas perspectivas gerais daqui para frente?
RX: Como pontuei inicialmente, minha trajetória e as funções que exerço no executivo, assim como no legislativo, demonstram a importância de uma política realmente em prol do bem comum e da valorização da coisa pública. Entendo que os recursos devem ser investidos corretamente e com transparência. Preparo-me para contribuir para o município em outras funções e coloquei meu nome à disposição do grupo do prefeito Manoel da Mota, que terá seu candidato. Estou à disposição deste grupo para defender os interesses de Itabirito. Os itabiritenses conhecem os verdadeiros políticos da cidade, que estão alinhados com os interesses maiores da população.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook