Escolas municipais de Ouro Preto estão sem professores

Ouro Preto,
23 de Setembro de 2016

Alunos das escolas municipais estão prejudicados pela falta de docentes. De acordo com vereadores as escolas Professora Juventina Drummond, Dr. Alves de Brito, Monsenhor Castilho Barbosa, Monsenhor Rafael e a escola de Lavras Novas são algumas das instituições que estão com defasagem de professores. A denúncia foi realizada pelo vereador Dentinho da Rádio que convidou o secretário para esclarecer a morosidade em substituir os professores.

Em reunião especial, ocorrida na terça-feira (20) na Câmara de Vereadores, o secretário de Educação do município, José César de Souza, esclareceu a falta de professores na rede municipal, questionada pelo vereador Dentinho da Rádio. “Como fiscalizador do povo, recebemos denúncias de que professores que pediram licença, sem remuneração, para cuidar de assuntos pessoais e até mesmo professora com licença maternidade ainda não foram substituídos. Nós queremos saber por que tanta demora. As nossas crianças não podem ficar prejudicadas”.

“Este ano é atípico, pois nós temos uma legislação eleitoral e tanto o TRE quanto o TSE consideram que a educação é uma atividade não essencial. É o que está escrito na lei. Com essa escrita, passamos a ter dificuldades em todos os casos de substituição de professores”, explica José Cesar. “Mas hoje, nós, juntamente com funcionários efetivos e contratados, conseguimos concessão de extensão da carga horária. Agora cabe a direção das escolas adequar os horários aos profissionais disponíveis”, garante o secretário.

Dentinho destacou que o executivo deixou de cumprir uma prerrogativa do serviço essencial e que vai averiguar todas as informações legais. “Se disseram que não poderia contratar, como o problema foi resolvido agora? Tiveram que esperar três meses. Vamos averiguar toda as documentações”, afirmou dentinho.

Sobre a documentação do TRE e do TSE, assegura “fica difícil acreditar no secretário, já que sabia da reunião e não trouxe nenhuma documentação para confirmar o fato. Teria no mínimo que trazer esses documentos. Que a Câmara faça a consulta dos documentos,” pede o vereador Wander Albuquerque.

Escolas municipais de Ouro Preto estão sem professores - Foto de Michelle Borges
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook