Governo do Estado libera construção de barragem da Samarco em Bento Rodrigues

Mariana,
23 de Setembro de 2016

O Governo do Estado autorizou a Samarco a construir uma nova barragem para impedir que mais rejeitos desçam. O dique será construído em Bento Rodrigues, distrito que foi devastado pelo rompimento da Barragem de Fundão no final do ano passado.

A informação foi publicada no Diário Oficial. O decreto autoriza a Samarco a fazer obras em áreas particulares de Bento Rodrigues. Trata-se de uma requisição administrativa, diferente de uma desapropriação, porque o uso é por um prazo definido.

Em nota, a mineradora informou que a obra é fundamental para a segurança da região e vai impedir que os rejeitos continuem descendo, principalmente no período de chuvas que está para começar.

Como garantia de indenização, a Samarco terá que depositar R$ 7 milhões, sendo que metade desse valor será depositado imediatamente na conta do governo. Já os valores aos donos dos terrenos e datas não foram divulgados, pois segundo o governo, ainda dependem de avaliações.

De acordo com informações do jornal Estado de Minas, gráficos da mineradora mostram que o dique S4 terá capacidade para 1 milhão de metros cúbicos, que deverá ser inundado, inclusive com um muro de pedra, perto da antiga capela, e dos vestígios de um muro arqueológico.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) afirma que irá analisar com muito cuidado a situação e verificar se alguma medida será tomada como garantia aos donos dos terrenos que serão entregues à Samarco.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook