Perigo: asfalto cede na BR-356 em Cachoeira do Campo e situação pode se agravar com chuvas intensas

Ouro Preto,
05 de Janeiro de 2018

Defesa Civil de Ouro Preto traça rotas alternativas para veículos pesados e de passeio

Quem passa pela BR 356, altura do KM 76, próximo a entrada do Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, deve ter muita cautela. Com as fortes chuvas ocorridas na última semana (29) uma parte central do asfaltou chegou a afundar.

No final da noite do dia 29, motoristas perceberam o afundamento da via, que com o grande volume de água das chuvas, chegou a romper o asfalto, causando uma cratera no meio da pista.

Agentes da Defesa Civil de Ouro Preto acompanham o caso juntamente com funcionários do (DNIT) e já estudam rotas de desvio, caso a BR seja interditada. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho, o DNIT analisa a gravidade da situação e o que pode ser feito de imediato. O trânsito de veículos no local é realizado pelas laterais da pista e deve-se ter cautela. Caso a chuva forte volte, a via pode ser interditada. A Defesa Civil divulgou duas opções de rotas para quem já quiser evitar o trânsito do local. “Caminhões, carretas e veículos de grande porte, podem passar pela Estrada Real em Santo Antônio do Leite, que dá acesso à Amarantina. Já os veículos de passeio podem passar Por Glaura, onde há uma saída no Ratinho, perto do subdistrito Maracujá. As rotas alteram o percurso em aproximadamente 33km e 22km, respectivamente. Mas essa distância não se compara à segurança dos motoristas e passageiros”, enfatiza o coordenador.

A princípio, a causa da deterioração do asfalto, de acordo com Moutinho, foi o rompimento de uma manilha que passa por baixo da via. “Estivemos com a equipe do DNIT no local, e as primeiras concepções são de que a manilha, que está a uma profundidade de aproximadamente 10 metros do asfalto, é a causa do deslocamento de terra e afundamento da via”, explica.

A reportagem do jornal O LIBERAL entrou em contato com o DNIT, mas até o fechamento desta edição não foram confirmadas as causas do deslocamento e também quais ações serão tomadas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook