Sistema Municipal de Inspeção já é realidade em Itabirito

Itabirito,
10 de Outubro de 2011

A partir de agora, apenas os estabelecimentos que obtiverem licença e registro do município poderão produzir e comercializar alimentos de origem animal

Certificar a qualidade do produto desde a base da cadeia produtiva até o consumidor final. É com essa premissa e em cumprimento a uma determinação federal que Itabirito lança o Sistema Municipal de Inspeção, o Sim. Todos os produtos de alimentos de origem animal e seus derivados deverão contar, agora, com o registro do selo SIM como pré-requisito para a produção e comercialização, e como forma de assegurar a qualidade de produtos, como carne, ovos, mel e leite, que chegam à mesa do consumidor.

Os produtores já podem efetuar o cadastramento de seu estabelecimento junto ao Departamento Municipal de Agropecuária, sendo que cada empreendedor ingressará em fases específicas de adaptações às normas e diretrizes preconizadas pela Vigilância Sanitária e, sobretudo, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Itabirito sai na frente em Minas com a implantação do Sim. Os produtores, comerciantes e a população em geral só têm a ganhar, com alimentos com controle de qualidade em toda a cadeia de produção, mais seguros e livres de contaminantes, garantindo ao final uma alimentação mais saudável”, explica o diretor do departamento de Agropecuária, José Agostinho Antunes.

Segundo Agostinho, a proposta do Sim também é atuar de maneira complementar e independente com o Serviço de Inspeção Federal (Sif) e o Instituto Mineiro de Agronomia (Ima), que regulamentam, respectivamente, o comércio de derivados de origem animal entre os Estados e dentro do território de Minas Gerais. “Os municípios de nossa região e de Minas carecem de uma fiscalização mais sistemática desses produtos. Assim, além de atendermos a uma exigência legal, beneficiamos diretamente a população de Itabirito e, em última análise, toda região” complementa.

Para o médico veterinário e coordenador do Sim, Henrique Galvani de Souza, “a medida incentivará o pequeno produtor a adotar hábitos adequados de produção. As boas práticas dentro do processo de produção de alimentos é essencial à profissionalização desse produtor e, por sua vez, à saúde publica”, destaca. O consumo de produtos de origem animal contaminados pode levar à toxinfecção alimentar, entre outras implicações. Os pedidos de registro podem ser efetuados junto ao Sistema Municipal de Inspeção, localizado no Departamento de Agropecuária, na Casa do Produtor Rural – Rua João Pessoa – 89, centro de Itabirito, tel. (31) 3561-4108.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook