TV digital em Itabirito: esclarecimentos à população

Itabirito,
20 de Outubro de 2017

A Prefeitura de Itabirito esclarece que as informações sobre desligamento do sinal analógico nos próximos meses não se aplicam à cidade e assegura que não haverá nenhuma alteração sem comunicação prévia. As dúvidas têm sido provocadas em razão de o sinal recebido em Itabirito chegar por meio de Belo Horizonte, onde o analógico será desligado em breve.

Em Itabirito, o processo de implantação do sinal digital para a Rede Globo já foi iniciado. Ainda assim, o sinal analógico da emissora continuará a ser recebido. O cronograma e implantação do sinal digital são de responsabilidade das emissoras, conforme determinação da Anatel. A cidade contribui viabilizando os licenciamentos necessários e visando agilizar a tramitação, que deve cumprir a legislação vigente.

A data de chegada do sinal digital em Itabirito ainda não está definida. Tão logo a Prefeitura tiver a informação, fará divulgação ampla. Além disso, os telespectadores serão informados por meio de chamadas publicitárias da emissora.

Distribuição do kit digital gratuito

Beneficiários do Bolsa Família e dos demais programas do CadÚnico podem solicitar gratuitamente o kit digital por meio do site Seja Digital. O kit, que inclui conversor digital e antena, é resultado de programa social apoiado pelo governo federal, cujo objetivo é permitir que a população assista aos canais abertos com qualidade digital sem precisar adquirir uma TV nova.

Principais dúvidas dos itabiritenses:

1) Após a instalação do sistema digital na cidade, o analógico será desligado de forma automática e definitiva?

Os sistemas conviverão simultaneamente até que a Anatel divulgue o cronograma definitivo de desligamento do sinal analógico para todas as emissoras em Itabirito.

2) A população de Itabirito precisará adquirir conversores? Em caso afirmativo, os canais que ainda não são digitais funcionarão normalmente?

Apenas os telespectadores que têm televisores sem conversor integrado precisarão adquirir conversores para receber os canais digitais. A maioria das TVs de LCD e LED comercializadas a partir de 2008 já tem conversores integrados. Para recepção dos demais canais analógicos, nada mudará.

TV digital em Itabirito: esclarecimentos à população - Foto de Valter Camponato
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook